Início / Agricultura / ICNF diz que corte de pinheiros na Serra da Lousã é “normal actividade florestal”

ICNF diz que corte de pinheiros na Serra da Lousã é “normal actividade florestal”

O corte de árvores na Serra da Lousão, nomeadamente pinheiros, tem sido polémico nos últimos dias. A Câmara Municipal da Lousã fez a denúncia ao ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e à Guarda Nacional Republicana (GNR). Mas o Instituto vem agora dizer que aquele corte se trata da “normal actividade florestal”.

Em comunicado, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas informa que, na sequência da recepção de um alargado número de denúncias sobre “Cortes em larga escala e gestão danosa da floresta na ZEC Serra da Lousã”, no dia 3 de Novembro de 2021, pelas 10 horas, uma Equipa de Vigilantes da Natureza se deslocou ao local para averiguar os factos denunciados.

No local, diz o mesmo comunicado do Instituto, constatou-se a “abertura e o alargamento de caminhos numa extensão aproximada de 1000 metros e o corte de povoamento adulto constituído maioritariamente por pinheiro, ainda que pontualmente ocorram espécies folhosas”.

Corte de arvoredo foi comunicado ao ICNF

Acrescenta o mesmo comunicado que o corte de arvoredo foi precedido de comunicação ao ICNF do respectivo manifesto de exploração” e que “a abertura e o alargamento de caminhos, por configurar infracção (…) foi objecto de Auto de Notícia que será remetido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro”.

No entanto, informa que “a intervenção, em povoamento adulto de pinheiro, constitui-se como normal actividade florestal e não integra os factores de ameaça elencados para o território e publicados na RCM n.º 115-A/2008, de 21 de Julho”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.