Início / Agricultura / Iberdrola selecciona quatro projectos para promover convivência da agricultura e pecuária com centrais fotovoltaicas

Iberdrola selecciona quatro projectos para promover convivência da agricultura e pecuária com centrais fotovoltaicas

A Iberdrola avança com o “compromisso de preservar a biodiversidade, ao mesmo tempo que implementa um ambicioso plano de investimento em projectos renováveis”. Através do seu programa internacional de startups PERSEO, seleccionou quatro projectos internacionais para identificar soluções inovadoras que potenciam a convivência de centrais fotovoltaicas de produção solar com actividades agrícolas, pecuárias ou de horticultura, de forma a melhorar a eficiência e competitividade das instalações, o uso da terra e a defesa da biodiversidade.

O “desafio” recebeu 110 propostas de 32 países, refere uma nota de imprensa da empresa

As soluções visam a criação de sinergias em terrenos destinados a actividades no sector primário que também sejam susceptíveis de albergar instalações solares fotovoltaicas, promovendo a complementaridade de ambos os sectores e promover as economias locais.

Os projectos apresentados, para além de promoverem a transição energética e o combate às alterações climáticas, situam-se nas áreas que enfrentam o desafio demográfico.

A Iberdrola proporcionará às empresas vencedoras o apoio técnico e económico para testar as suas soluções, dando acesso aos recursos necessários para as validar (equipamentos, equipas, infra-estruturas, instalações de alta tecnologia e áreas de trabalho conjuntas) em ambiente real. Se o projecto-piloto for bem-sucedido, poderá também oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a solução mediante acordos comerciais ou investimentos directos através do PERSEO na empresa.

Fotovoltaico compatível com culturas de regadio, viticultura e árvores de fruto e bem-estar animal

Através deste desafio, a empresa recebeu 110 propostas, de 32 países, das quais seleccionou quatro empresas, com as quais irá desenvolver projectos em várias áreas.

Nas culturas de regadio, a empresa espanhola EcoEnergías del Guadiana apresentou um projecto-piloto para combinar o cultivo de tomates em estruturas fixas ou retrácteis que suportam painéis solares, permitindo mitigar o stress das plantas devido ao derrame de calor e granizo, poupar água e melhorar os resultados da colheita.

Quanto à viticultura, nesta área foi seleccionado o projecto Winesolar, decorrente da colaboração entre três empresas: Techedge (soluções tecnológicas avançadas, liderando a iniciativa), PVH (fabricante de rastreadores e estruturas para painéis solares) e Gonzalez Byass (Wine and Spirits Family formada por 14 adegas em Espanha, Chile e México, e 3 destilarias).

O desafio de mitigar e adaptar os efeitos das alterações climáticas na agricultura, e em particular na viticultura, é titânico; a solução Winesolar será uma ferramenta poderosa para enfrentá-la de uma forma abrangente, inteligente e sustentável, acrescenta a mesma nota.

Winesolar

A Iberdrola, Techedge, PVH e a Gonzalez Byass na Winesolar vão desenvolver um sistema fotovoltaico com um rastreador inteligente e adaptado para gerar sombra e proteger as vinhas. Um algoritmo de Inteligência Artificial controlará estes rastreadores para adaptá-los às necessidades fisiológicas das vinhas, bem como para optimizar a produção fotovoltaica.

Os dados recolhidos pelos sensores implantados nas vinhas para medir a humidade, temperatura, etc., também alimentarão o algoritmo. Em suma, a Winesolar tem como objectivo alcançar vinhas resilientes às alterações climáticas, neutras e mesmo fixas em termos de emissões de CO2. e respeito pelo ambiente natural, na medida em que não irão ocupar ou danificar a área agrícola, tudo com um claro exemplo de simbiose e eficiência da tecnologia, natureza e produto.

Árvores frutíferas

Já nas árvores frutíferas foi seleccionada uma solução dinâmica de agrovoltaico. A start-up francesa Ombrea desenvolveu um sistema de controlo e regulação do clima, alimentado pela inteligência artificial para proteger as culturas contra as alterações climáticas.

A solução, operada remotamente, baseia-se em painéis solares que são estendidos ou recolhidos para modular a luz e a sombra de acordo com os dados climáticos recolhidos no campo através de sensores. O objectivo é proteger as plantas de ondas de calor, seca, granizo ou geada.

Bem-estar dos bovinos

Quanto ao bem-estar dos bovinos, a empresa francesa itk está a desenvolver uma solução baseada na ciência para apoiar os sectores agrícola e agroalimentar na adaptação às alterações climáticas e à descarbonização, garantindo paralelamente a produtividade e resiliência das explorações agrícolas.

O sistema de monitorização de comportamento e plataforma de análise, farmLife, apoia os agricultores que procuram poupar tempo e aumentar a produtividade, fornecendo dados para a tomada de decisões apoiados em quatro pilares: reprodução, nutrição, conforto e saúde.

Energia e equilíbrio do meio ambiente

Segundo a mesma nota de imprensa, a Iberdrola “integrou plenamente a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas dentro da sua estratégia, demonstrando que é possível a coexistência eficaz entre o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável e o equilíbrio ambiental”.

A empresa espera atingir a “perda líquida zero” da biodiversidade até 2030, apostando no impacto líquido positivo na evolução das novas infra-estruturas.

A Iberdrola realizou mais de 1.450 acções para proteger a biodiversidade nos últimos três anos, combinando a instalação de projectos renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidando da flora, fauna e património natural. O mais recente projecto foi a instalação de colmeias em projectos fotovoltaicos para preservar a biodiversidade e promover a economia circular.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.