Início / Agenda / IACA celebra Dia Mundial do Animal em Santarém com cães de terapia e oferta de 2 toneladas de ração

IACA celebra Dia Mundial do Animal em Santarém com cães de terapia e oferta de 2 toneladas de ração

A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, através do seu projecto IACA Solidária, celebra o Dia Mundial do Animal, no próximo dia 4 de Outubro, no Jardim-Escola João de Deus de Santarém, entre as 10 e as 12 horas. E vai doar 2 toneladas de ração de alimentação para animais de companhia.

Na iniciativa, realizada em parceria com o FeedInov – Associação para a Investigação e Inovação em Nutrição Animal (Feedinov CoLAB) e com a Câmara Municipal de Santarém, participam, também, o CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém, a ASPA – Associação Scalabitana de Protecção Animal — que recebe o apoio de 2 toneladas de ração das empresas de alimentação para animais de companhia associadas da IACA —, e a SmileDog – Cães Terapeutas, que tem como principal actividade a realização de intervenções assistidas por animais junto de crianças.

A propósito da iniciativa, Jaime Piçarra, secretário-geral da IACA, diz que “este ano assinalamos, uma vez mais, o Dia Mundial do Animal. Esta é uma iniciativa muito relevante para nós, sobretudo numa altura em que vemos as dificuldades das famílias crescer e essas dificuldades, não raras vezes, originam, desde logo, um défice alimentar nos animais de companhia e, em última análise, o seu abandono. É uma situação que não nos dignifica, e até nos envergonha, enquanto sociedade”.

Por ocasião do Dia Mundial do Animal, cerca de 40 crianças, do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, têm oportunidade de ficar a conhecer melhor as necessidades alimentares e de bem-estar de um dos animais de companhia mais adoptado pelos portugueses: o cão, refere uma nota de imprensa da IACA.

A iniciativa conjunta das entidades é, “simultaneamente, uma celebração e uma acção de sensibilização das crianças para as questões do bem-estar dos animais, para a prevenção do seu abandono e para a promoção da sua adopção”.

Cães terapeutas

A falar sobre as necessidades alimentares dos cães, os comummente denominados “melhores amigos do homem” estão presentes um representante da IACA e um representante do Feedinov CoLab.

Já para demonstrar o seu potencial terapêutico está a SmileDog que dá aos alunos da escola envolvida a oportunidade de interagirem com um dos animais certificados como cão terapeuta. A Smile Dog, com os seus cães terapeutas, actua na área da cinoterapia, utilizando os cães com o intuito de criar, promover e executar intervenções assistidas por animais, onde a inclusão funciona como agente motivador para a promoção da saúde física e emocional do ser humano, criando momentos de empatia entre pessoas e animais.

Nas intervenções o cão funciona como instrumento terapêutico, através de um conjunto de técnicas de educação e reeducação do indivíduo, de modo a desenvolver a expressividade das emoções, a cognição, as competências de relacionamento, a motricidade e as competências académicas funcionais.

Por fim, para dar a conhecer o trabalho do CROAS e das associações de apoio aos animais abandonados, está presente a Médica Veterinária Municipal, e um representante da ASPA, associação que recebe 2 toneladas de ração oferecidas pelas empresas Avenal Petfood, Ovargado, Petmaxi e Sorgal Petfood.

Baixa do IVA

Jaime Piçarra realça ainda que “a saúde e bem-estar animal são muito importantes. É isso que também nos motiva a defender a baixa do IVA na alimentação para animais de companhia. Esperamos que com esta actividade, além de apoiarmos uma associação que lida com este problema do abandono, consigamos sensibilizar a sociedade civil para um comportamento ético na relação com os animais e os nossos dirigentes políticos para a necessidade de apoiar as famílias, reduzindo o IVA na sua alimentação, o que, acreditamos, funcionará como elemento dissuasor do abandono”.

Por sua vez, Ana Sofia Santos, directora do FeedInov CoLAB refere que “educar para a responsabilidade de tomar conta de um animal é importante. Compreender que os animais têm necessidades alimentares e comportamentais únicas e sistemas digestivos distintos dos nossos é fundamental para garantir o seu bem-estar. O FeedInov CoLAB une-se a esta causa, dando o seu contributo para a informação e transferência de conhecimento de base científica, no sentido de orientar os tutores a cuidarem dos seus companheiros de maneira saudável e feliz. Esta iniciativa é essencial para educar as gerações futuras sobre a importância de procura de informações credíveis e bem sustentadas sobre a alimentação e cuidados dos nossos patudos”.

Já Nuno Russo, vereador do Município de Santarém, com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, bem como da Agricultura, considera esta iniciativa de celebração do Dia Mundial do Animal como “oportunidade para alertar a sociedade sobre o abandono animal, de várias espécies e não apenas do cão”.

E acrescenta que “neste momento o Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém está sobrelotado, sem capacidade de receber mais animais, à semelhança de muitos Centros de Recolha Oficiais do país, e também dos canis das Associações Zoófilas. A realidade é que por muito que se trabalhe para o aumento da adopção ela nunca é suficiente face à situação do abandono. No entanto, não podemos baixar os braços, e são iniciativas como esta que nos dão alento e condições para continuar a trabalhar e investir em prol do bem-estar animal”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.