Início / Agenda / I Encontro Técnico-Científico de Nutrição de Bovinos

I Encontro Técnico-Científico de Nutrição de Bovinos

O I Encontro Técnico-Científico de Nutrição de Bovinos terá lugar nos próximos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2016, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Edifício das Ciências Agrárias, em Vila Real.

Criado por alunos e professores, o Encontro tem como objectivo produzir um evento “repleto de informação técnico-científica que seja útil tanto para a acção médico-veterinária, agronómica, zootécnica ou de produção”, dizem os organizadores, a AEMV-UTAD, Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

“Assim, criaremos uma ponte de informação comum a varias áreas da produção animal, quebrando certas barreiras impostas pela sociedade, podendo convergir neste vasto ramo, a nutrição animal”, adianta a mesma fonte, salientando que deste modo, torna o evento “não só cientifico, como cultural, estando repleto de agradáveis momentos de socialização, gastronomia e lazer”.

Programa aqui.
Informações e inscrições: aemv.utad@gmail.com

Oradores
Eng. Luís Queirós
Engenheiro agrário, Luís Queirós, licenciado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, em 2001. Desenvolveu a sua tese de licenciatura na Estação Zootécnica Nacional, na área da Produção Animal, tendo mais tarde sido bolseiro de investigação na mesma instituição, enquanto se encontrava inscrito no Mestrado de Produção e Nutrição Animal, na Universidade Técnica de Lisboa. Em 2004 iniciou a sua carreira profissional na multinacional Pioneer Hi Bred International, tendo-se dedicado à área da produção de forragens e nutrição Animal, como director de marketing operativo, durante cerca de 9 anos. Actualmente é director técnico internacional da multinacional Lallemand Animal Nutrition, especializada no desenvolvimento de bactérias e leveduras para a área da produção e nutrição animal.

Eng. José Paulo Lobo
Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Curso de formação de programadores no Centro de Informática da Universidade do Porto, dirigido por Prof. Doutor Carlos Madureira e Prof. Doutor Luís Damas. Pós-Graduado em Organização e Gestão de Empresas – CEOG na Universidade Católica do Porto. Mestrado em Engenharia Zootécnica – “Formulação e produção industrial de alimentos compostos para animais”, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Presente em vários cursos, eventos, formações relacionados com a área, tanto no estrangeiro (Bélgica, Holanda, USA, França, Espanha, entre outros), como em Portugal.

Dr. Marc Pierra
Formado em:
1982 – Licenciado em Veterinária. Universidad de Zaragoza
1991 – Master business administration (MBA). Escuela Europea de Negócios. Granada
Actividade profissional:
– Laboratório Leti Merieux : Product manager
– Puleva SA: Membro da direção (divisão constituída por 12 explorações com 6.000 vacas e 4.000 novilhas)
– Centro Veterinário Sierra Nevada – Granada: Fundador.
– Centre Veterinário Tona, Barcelona – Gerente, Nutricionista, consultor de explorações de bovinos leiteiros e industria.
Actualmente:
– Vacomix S.A. Gerente
– Universidad Autónoma de Bellaterra, professor.
– Participou como assistente em inúmeros cursos e simpósios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com a produção, economia do leite e gestão empresarial.
– Autor de inúmeras publicações em revistas relacionadas com produção de leite.

Engª. Elisabete Carneiro
Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2001. Realizou o estágio curricular na área da Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos na Lactogal Produtos Alimentares. Em 2002 começou a trabalhar na Vetagri Alimentar (adquirida em 2012 pelo Grupo InVivo NSA) dando origem à INVIVONSA Portugal, onde trabalha actualmente. Durante estes 13 anos tem desempenhado funções especializadas na área da alimentação animal, tais como: formulação de dietas; desenvolvimento de novos produtos e soluções nutricionais para ruminantes; assistência técnica a explorações agro-pecuárias de bovinos de leite e carne.

Prof. Doutor Filipe Silva
Licenciado em Medicina Veterinária na Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Em 1999 concluiu as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sob o tema: “Nutrição clínica em animais doentes críticos”. Concluiu as provas de doutoramento na área Científica de Ciências Agrárias – Ciências Veterinárias sob o tema “Deficiência em selénio em pequenos ruminantes na região de Trás-os-Montes” em 2008. Foi docente na área da Patologia Médica de 1994 a 2008 e é docente de Clínica e Cirurgia de animais de laboratório, exóticos e selvagens, Clínica e Cirurgia de Ruminantes, Clínica e Cirurgia de Equinos, Cuidados Intensivos e de Nutrição Clínica desde 2008, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Integra o corpo clínico do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 1994. Pertence à direcção do Hospital Veterinário da UTAD com responsabilidade nos animais de interesse pecuário, sendo o responsável clínico pelo efectivo pecuário da UTAD.

Dr. Luís Figueiredo
Licenciado em Medicina Veterinária, pelo ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no ano de 2007. Estágio curricular em gestão de explorações na Aalseth Dairy Consulting. Formação em gestão de explorações e nutrição no Centre Veterinari Tona. Aluno do PAGE 2012, leccionado na Católica Lisbon. Empregado nos Serviços Veterinários Associados, desde 2007, desenvolvendo trabalho nas áreas de: gestão de explorações, nutrição, maneio reprodutivo.

A AEMV-UTAD
A AEMV-UTAD, Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi fundada em Reunião Geral de Alunos no dia 19 de Março de 2002. Dela são membros, por inerência, todos os alunos do Curso sem que existam quaisquer quotas, definindo sócios efectivos. A participação nas actividades da Associação é livre e encorajada. A missão desta Associação é assegurar a representação dos estudantes do Curso de Medicina Veterinária da UTAD e dos seus interesses por quaisquer meios legais existentes, desenvolvendo inclusive novas formas de aquisição de conhecimentos através da realização de vários congressos, workshop´s e palestras temáticas.

A comissão científica da AEMV-UTAD é composta pelos seguintes professores doutores: Carlos Viegas, Filipe Silva, José Carlos Almeida, e Maria José Gomes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional está a recrutar técnico de controlo de qualidade

Partilhar               O COTHN — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, com sede em Alcobaça, informa que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.