Início / Agenda / I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica arranca a 20 de Outubro

I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica arranca a 20 de Outubro

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) está a organizar o I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, que decorrerá nos dias 20 e 21 de Outubro 2016, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, em parceria com a CERCICA e a Câmara Municipal de Cascais. A este evento foi concedido o Alto Patrocínio do Presidente da República.

A Horticultura Social e Terapêutica (HST) enquadra-se no âmbito da Agricultura Social e inclui programas de hortas urbanas, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras, e têm por objectivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Oferece, ainda, oportunidades para a socialização, participação activa e exercício físico, estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade.

Este Colóquio envolve técnicos, investigadores, movimentos sociais, empresas, pessoas e comunidades, e permitirá uma partilha de experiências e de processos inovadores, que procuram responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos em Portugal.

Vários temas e formação

Os temas do colóquio incluem: avaliação dos benefícios sociais e terapêuticos; factores de sucesso e de insucesso das instituições e projectos de HST; economia e empreendedorismo social, financiamento; agricultura social e desenvolvimento rural e, ainda, o trabalho que se tem vindo a desenvolver na Europa, através de oradores de referência do Reino Unido, Itália, Holanda e Espanha.

O colóquio será também uma oportunidade de formação através de visitas participativas à CERCICA ou às diferentes tipologias das Hortas de Cascais ou, ainda, através da participação em workshops nas áreas de marketing e de empreendedorismo social.

Para mais informação e inscrições consultar a página do evento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

ASAE doa 400 quilos de carne apreendidos em entreposto frigorífico ao Jardim Zoológico da Maia 

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica acaba de doar ao Jardim Zoológico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.