Início / Empresas / Hydro Extrusion Avintes produz primeiro lote de alumínio reciclado com uma pegada de carbono quase nula
Rui Abreu e João Nina

Hydro Extrusion Avintes produz primeiro lote de alumínio reciclado com uma pegada de carbono quase nula

A fábrica de Avintes da Hydro, empresa líder no sector do alumínio, produziu o seu primeiro lote de alumínio reciclado praticamente nulo em emissões poluentes. Na produção, a Hydro utilizou como matéria-prima única sucata pós-consumo, recuperada de produtos no final de vida útil, que pode ser considerada como sendo neutra em carbono quando reaproveitada através da reciclagem.

O alumínio é um dos metais mais utilizados no Mundo, com aplicações em diversos sectores como a indústria do automóvel, a construção civil, o transporte, a energia ou a electrónica, refere uma nota de imprensa da Hydro, adiantando que o” processo de reciclagem de matéria-prima em fim de vida útil permite que seja reutilizado infinitas vezes, sem que perca as suas propriedades e consumindo apenas 5% da energia que se usa para produzir alumínio primário”.

Para João Nina, responsável pela unidade de reciclagem da Hydro Avintes, “este é o primeiro lote de Hydro Recycled Low Carbon produzido na Hydro Avintes com 100% sucata pós-consumo, sem adição de sucata de processo (pré-consumo) ou alumínio primário. Assim, podemos considerar que a sua pegada de carbono é quase nula, inferior a 0,5 kg CO2e/kg Al.”.

Reciclagem de alumínio

O responsável acrescenta ainda que “na reciclagem de alumínio, podemos considerar a sucata pré-consumo – que geramos no nosso próprio processo de extrusão e que não se tornou parte de um produto final – e a sucata pós-consumo – que pode ser parte de uma janela, um carro ou uma bicicleta usados, recuperada para ser convertida novamente em matéria-prima para a extrusão de perfis. Na Hydro, acreditamos que não podemos desassociar pegada do material, ou seja, a sucata pré-consumo não deve ser considerada descarbonizada, mas, ainda assim, contribui com a sua própria pegada ecológica para o processo de reciclagem”.

Por outro lado, Rui Abreu, director de metal da Hydro Extrusion South, destaca que “este é um marco no nosso esforço para oferecer soluções de alumínio mais sustentáveis com uma menor pegada de carbono, o que por sua vez irá melhorar o impacto ambiental dos produtos dos nossos clientes”.

“Este é mais um passo na estratégia de sustentabilidade da empresa, que se soma a outros, como o alcançado em 2023, na sua fábrica de Irurtzun em Navarra (Espanha), onde foi utilizado, pela primeira vez no mundo, hidrogénio verde para produzir alumínio reciclado”, adianta a mesma nota.

A Hydro Extrusion é a empresa líder em Espanha e Portugal dedicada ao fornecimento de soluções de alumínio extrudido e reciclagem. Tem uma produção anual de 60.000 toneladas de produtos extrudidos e 85.000 toneladas de alumínio reciclado. A Hydro Extrusion emprega mais de 500 pessoas em Espanha e Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.