Início / Agenda / Horticultura e sociedade em conferência na Gulbenkian a 3 de Maio

Horticultura e sociedade em conferência na Gulbenkian a 3 de Maio

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH), no ano em que celebra o seu 40º aniversário, convida quatro personalidades a reflectir e debater o papel da horticultura na Sociedade Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal e junto da CPLP. Este evento inaugura o Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas”, a 3 de Maio, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, às 17:30.

O Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” visa debater o papel da horticultura perante os desafios da globalização, a sua função vital na produção de alimentos, mas também como garante da humanização dos espaços urbanos, através de uso de plantas nos edifícios e nas cidades. “Não menos relevante é a função social e terapêutica da horticultura no apoio a diferentes camadas da população”, diz a organização.

A título de exemplo sobre a relevância económica da horticultura, estima-se que mercado global de frutas e hortaliças atinja em 2016 um valor de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 79% face a 2011, resultante da crescente procura de alimentos saudáveis, convenientes e acessíveis.

“A horticultura tem uma função vital na produção de alimentos, na medida em que as projecções demográficas indicam que até 2050 a população mundial atingirá os 9 mil milhões, cerca de 2 mil milhões a mais do que na actualidade. Para dar resposta a este desafio global, a produção de alimentos deve crescer em pelo menos 60%”, diz a organização do evento. A APH acrescenta que Portugal e os países da Lusofonia “têm um papel importante a desempenhar neste contexto”.

Lusofonia com uma palavra a dizer

Segundo Hélder Muteia, “a procura por produtos hortícolas vai aumentar grandemente e é uma oportunidade onde a Lusofonia deve ter uma palavra a dizer. Sou favorável à criação de uma plataforma comum de desenvolvimento da horticultura no Espaço Lusófono. É importante que tenhamos a capacidade de a pôr em prática, porque existe espaço para criação de sinergias entre países com uma língua, uma História e uma alimentação comuns”.

O Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” prossegue ao longo deste ano de comemoração dos 40 anos da APH. Em Junho, é convidado da APH o Arquitecto Manuel Aires Mateus; em Setembro, o chef Henrique Sá Pessoa e em Dezembro, Tim Smit, líder do projecto Eden, uma obra única de Arquitectura e Horticultura situada na Cornualha, Reino Unido, que inclui a maior estufa do mundo, abrigando plantas colhidas em todo o mundo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.