Início / Agenda / Horticultura como base de sustentabilidade ambiental, social e económica. Concurso tem candidaturas abertas

Horticultura como base de sustentabilidade ambiental, social e económica. Concurso tem candidaturas abertas

A Herdade do Azinhal e o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (Universidade de Évora) lançaram o concurso “Horticultura como base de sustentabilidade ambiental, social e económica – Herdade do Azinhal”.

O concurso visa premiar a melhor proposta de um projecto de horticultura a desenvolver no espaço da própria herdade, com uma atenção particular para a sustentabilidade ambiental, económica e social.

O prémio constitui-se por um valor monetário de 25.000 euros, prevendo a implementação do respectivo projecto na Primavera de 2023, e destina-se a jovens estudantes do 2º ano de mestrado em Agronomia e afins, de Economia e de Gestão, nas suas vertentes da agro-economia, bem como recém-licenciados/mestres nestas áreas com experiência (até 5 anos).

As equipas concorrentes deverão ser lideradas por um recém-licenciado/aluno de mestrado, podendo ser ainda constituídas por investigadores do MED e, cumulativamente, de outras instituições de investigação.

A data limite para a recepção da manifestação de interesse – Fase 1 — é 30 de Setembro de 2022 (até às 23:59h). As pré-candidaturas serão feitas através do envio pelo proponente ou líder da equipa, de um correio electrónico para udit_med@uevora.pt com informação sobre os nomes e formação académica dos candidatos. Será possível fazer alterações da equipa proponente na fase 2 do Concurso.

A recepção das candidaturas – Fase 2 – é de 3 de Outubro a 24 de Novembro de 2022 (até às 23:59h).

Mais detalhes acerca do concurso no Regulamento, aqui.

Herdade do Azinhal

A Herdade do Azinhal é uma exploração agropecuária, localizada em Évora, que promove os ideais e processos de agricultura sustentável, regenerativa, tendencialmente orgânica, segundo um conceito de aproximação à auto-sustentabilidade ecológica.

Alavancada nestes seus princípios fundadores, a Herdade do Azinhal com o apoio do MED decidiu premiar ideias de projecto de horticultura que incidam em processos adaptativos de mitigação e adaptação aos efeitos das alterações climáticas e apresentem soluções de mercado, de comercialização, de gestão com base na economia circular, e acima de tudo, credibilidade em termos de sustentabilidade ambiental, económica e social para a Herdade do Azinhal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.