Início / Agricultura / Herdade Maria da Guarda lança empréstimo obrigacionista de 2,5 M€ para financiar novas plantações de olivais

Herdade Maria da Guarda lança empréstimo obrigacionista de 2,5 M€ para financiar novas plantações de olivais

A Herdade Maria da Guarda, pequena e média empresa (PME) exclusivamente agrícola que detém mais de 1,3 milhões de oliveiras e um dos mais modernos lagares do País, solicitou ao Millennium BCP a organização e montagem de uma emissão de obrigações feita em colocação privada (Private Placement), estando dedicada apenas a investidores profissionais. A emissão no montante de 2,5 milhões de euros, com data de dia 1 de Março, foi emitida com desconto de 4% e paga um juro de 1% ao ano.

Segundo João Cortez de Lobão, proprietário da Herdade Maria da Guarda esta operação “já tem pedidos de subscrição superiores ao montante de obrigações disponível” defendendo que “mesmo havendo muitas solicitações não pretendemos aumentar a emissão, que funcionará apenas como um teste ao mercado”.

Financiar as novas plantações de olivais

O objectivo deste empréstimo obrigacionista é financiar as novas plantações de olivais e a aquisição de terra feitas no decorrer do último ano, substituindo o financiamento bancário.

A empresa que colhe e transforma cerca de 10 milhões de kg de azeitona em azeite por ano, converteu a propriedade com cerca de 700 hectares, que há décadas estava dedicada a culturas anuais de sequeiro e empregava apenas 2 colaboradores, numa unidade que emprega hoje perto de quatro dezenas de colaboradores.

Segundo o proprietário “este de facto é um sector que com a mecanização e investimento criou milhares de postos de trabalho estáveis no interior, atraindo jovens e retendo talentos” reitera João Cortez de Lobão acrescentando que “a possibilidade de rega e o esforço da inovação demonstram que o sector em Portugal soube criar uma vaga de empresários agrícolas de referência mundial”.

Toda a produção para exportação

Com quase dois séculos e meio de existência, a Herdade Maria da Guarda, em Serpa, destina toda a sua produção à exportação, tendo a Itália como principal mercado e os EUA desde 2019. Com 1,3 milhões de oliveiras plantadas em cerca de 700 hectares, a Herdade Maria da Guarda produz 2 milhões de kg de azeite, o equivalente a 2% da produção nacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.