Início / Agricultura / Herdade da Ribeira Abaixo comemora 30 anos com João Paulo Catarino

Herdade da Ribeira Abaixo comemora 30 anos com João Paulo Catarino

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa organiza hoje, 11 de Setembro, uma sessão a assinalar os 30 anos da Herdade da Ribeira Abaixo. O evento, a ocorrer nas instalações da Faculdade, no Campo Grande, em Lisboa, a partir das 16 horas, conta com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

A Estação da Biodiversidade da Herdade de Ribeira Abaixo localiza-se na Serra de Grândola. O Montado de sobro é a paisagem dominante desta propriedade que é atravessada por ribeiras e riachos temporários.

O montado é um ecossistema típico da região Mediterrânica resultante da gestão tradicional da paisagem pelo homem. Este ecossistema é considerado um habitat prioritário da União Europeia, refere o Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A herdade funciona como Estação de Campo do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pelo que os painéis de conteúdos incluem igualmente informação sobre as metodologias de amostragem de diversos grupos biológicos.

A Herdade da Ribeira Abaixo tem como objectivo ser uma herdade sustentável, que constitua um exemplo de gestão do Montado. Dedica também uma área significativa à conservação da biodiversidade, com o mínimo de intervenção humana (cerca de 60% da propriedade), nomeadamente mantendo zonas de clímax em áreas ripícolas ou de sobreiral.

A Estação de Campo foi ainda criada para providenciar alojamento e outras instalações a estudantes, investigadores e cientistas convidados, interessados em desenvolver projectos de investigação na área da Ecologia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.