Início / Featured / Helicóptero Lynx da Marinha Portuguesa está em fase final de aceitação

Helicóptero Lynx da Marinha Portuguesa está em fase final de aceitação

A Marinha Portuguesa informa que, entre o final de Novembro e o início de Dezembro decorreu a fase final do processo de aceitação da primeira aeronave Lynx MK95A, em Yeovil, no Reino Unido, decorrente do actual contrato entre a Marinha e a Leonardo Helicopters para a modernização dos cinco helicópteros.

O processo de aceitação foi executado pela Delegação Técnica de Acompanhamento e Fiscalização (DTAF) da Direcção de Navios, da Marinha Portuguesa. Esta delegação, coadjuvada pelos pilotos da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, com o respectivo processo de certificação concluído, é responsável pelo projecto de modernização dos helicópteros.​

O processo de aceitação assentou na análise documental, na análise das publicações para a operação da aeronave, verificação de hardware e software e no cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à aeronavegabilidade e segurança de voo. Foi também efectuada inspecção física da aeronave, com a confirmação de todos os equipamentos instalados e a validação do esquema de pintura aprovado.

Por último, foram realizados testes no chão e executadas medições de vibrações em voo, ambos com resultados positivos.

Decorrente de todo este processo foram realizadas 154 observações, das quais cerca de 1/3 se encontram em processo de rectificação para que a aeronave seja transportada para Portugal no início do ano 2021.

A fase de aceitação desta aeronave insere-se num projecto de modernização aos cinco helicópteros da Marinha, o qual teve início em 2016, com o objectivo de melhorar a sua performance, como meio orgânico das fragatas, num largo espectro de missões em que a Marinha participa ou venha a participar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.