Início / Agricultura / Há uma nova raça de cães autóctone o Cão do Barrocal Algarvio
Foto: Lusa, via Rádio Renascença

Há uma nova raça de cães autóctone o Cão do Barrocal Algarvio

É oficial. O Cão do Barrocal Algarvio é uma nova raça. A origem do Cão do Barrocal Algarvio é muito antiga e aparece com a imagem que hoje se conhece desde épocas remotas.

Não obstante se encontrar em todo o Algarve é na região do Barrocal, que apresenta características geofísicas particulares, tais como solos calcários, com afloramentos rochosos, que ele se fixou.

Ao longo dos anos, o Cão do Barrocal Algarvio tem sido apelidado por caçadores, e não só, como Cão “abandeirado”, “fraldado”, “felpudo” ou “gadelhudo” devido à forma e porte da sua cauda e ao pêlo meio comprido e macio.

O Cão do Barrocal, em vias de extinção nos anos sessenta, ressurge, através do trabalho de alguns caçadores que o seleccionaram, com características próprias, tais como a rapidez e a eficácia, pronto a enfrentar a diversidade geográfica onde ele se instala, diz a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Adaptado a solos pedregosos, mas também a terrenos arbóreos e até a mato denso, o Cão do Barrocal, para além de ser utilizado na caça ao coelho, integra hoje algumas matilhas dedicadas à caça grossa.

A sua importância e divulgação ganham visibilidade através do trabalho da Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio (ACCBA). Desde 2004, o Cão do Barrocal tem estado presente na Feira da Caça e Pesca do Mundo Rural do Algarve, organizada pela Federação de Caçadores do Algarve através de um significativo número de exemplares.

A partir do início de 2012, o Clube Português de Canicultura desenvolve um estudo cuidado através do visionamento e resenho de dezenas de exemplares tendo em vista o seu eventual reconhecimento oficial. O estalão do Cão do Barrocal Algarvio é aprovado em Assembleia Geral do Clube Português de Canicultura realizada no dia 8 de Dezembro de 2015.

Na sequência da informação e documentação disponibilizada pelo Clube Português de Canicultura, atento igualmente ao estudo do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária intitulado “Cão do Barrocal Algarvio – no encalço da sua identidade genética” e da respectiva avaliação e parecer favorável do Gabinete de Recursos Genéticos Animais, é no dia 4 de Fevereiro de 2016 reconhecida pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária a população canina “Cão do Barrocal Algarvio” como Raça Canina Autóctone Portuguesa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.