Início / Agricultura / Há um novo alimento autorizado na UE: pó de cogumelos biológicos e vegan com vitamina D2

Há um novo alimento autorizado na UE: pó de cogumelos biológicos e vegan com vitamina D2

A União Europeia autorizou um novo alimento, o pó de cogumelos (Agaricus bisporus) com vitamina D2. O pedido, agora aprovado, foi feito pela empresa irlandesa MBio, Monaghan Mushrooms, que tem o exclusivo deste novo alimento na UE durante um período de cinco anos, salvo se um requerente posterior obtiver autorização para o novo alimento sem fazer referência aos dados protegidos, ou com o acordo da empresa irlandesa. A autorização entrará em vigor em 19 de Dezembro de 2021.

A MBio, Monaghan Mushrooms requereu a utilização do pó de cogumelos com vitamina D2 em vários alimentos destinados à população em geral, tendo solicitado igualmente que o novo alimento fosse utilizado em suplementos alimentares.

No entanto, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos decidiu que deve ser prevista uma obrigação de rotulagem a fim de informar devidamente os consumidores de que os lactentes e as crianças com menos de 3 anos não devem consumir suplementos alimentares que contenham pó de cogumelos com vitamina D2.

MBio

A MBio Monaghan Mushrooms é um dos maiores fornecedores de cogumelos do Mundo, abastecendo cinco dos dez maiores retalhistas de alimentos a nível mundial.

Os seus cogumelos são cultivados e colhidos manualmente, em modo de produção biológica. Depois, “cogumelos são preservados por meio de um processo suave e não invasivo. O resultado é uma fonte vegan de nutrientes, vitaminas e minerais totalmente rastreável que transforma os alimentos que os consumidores comem”, dizem os responsáveis pela empresa.

Quanto ao “pó de cogumelo inteiro” que a empresa já comercializa, é descrito como “uma única fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais (…) uma concentração poderosa de todas as qualidades do cogumelo. Junto com esses nutrientes, (…) oferece uma combinação única de funcionalidade e sabor”.

Alimento seguro

Segundo o Regulamento de Execução (UE) 2021/2079, de 26 de Novembro de 2021, em 24 de Fevereiro de 2021, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos adoptou o seu parecer científico sobre a segurança do pó de cogumelos com vitamina D2 como novo alimento, no qual concluiu que o pó de cogumelos com vitamina D2 é seguro para as utilizações e nos níveis de utilização propostos.

O novo alimento “pó de cogumelos com vitamina D2” fará parte de uma actualização à lista da União de novos alimentos autorizados, estabelecida no Regulamento de Execução (UE) 2017/2470, onde constará também as condições de utilização e os requisitos de rotulagem a que deve obedecer o novo alimento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Açores recebem certificação de bem-estar animal Welfare Quality

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, afirmou esta terça-feira na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.