Início / Agenda / GS1 Portugal organiza VII edição do Seminário de Boas Práticas Colaborativas

GS1 Portugal organiza VII edição do Seminário de Boas Práticas Colaborativas

A GS1 Portugal – Codipor prepara-se para organizar a VII edição do “Seminário de Boas Práticas Colaborativas”. O evento, que decorre a 13 de Março, vai ter lugar no Anfiteatro do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, no Campus do Lumiar, em Lisboa, sendo o almoço na sede e Centro de Inovação e Competitividade da GS1 Portugal, em Lisboa.

No evento será apresentado o estudo “Retail With Purpose, Powering Future Growth”, realizado pela Accenture, o qual aponta os desafios e oportunidades relativamente ao sector do retalho.

Inscrições

As inscrições podem ser efectuadas online até ao dia 12 de Março e, no próprio dia, no balcão de credenciação.

Para informações adicionais visite o site do evento aqui.

Refira-se que a GS1 Portugal é a organização responsável pela introdução do código de barras em Portugal há mais de 30 anos. É uma associação neutra, sem fins lucrativos, de direito privado e multi-sectorial, declarada entidade de utilidade pública.

Ponto de encontro entre produtores, retalhistas e operadores logísticos

A iniciativa é um ponto de encontro entre produtores, retalhistas, operadores logísticos e parceiros tecnológicos para promover a partilha de informação sobre tendências e casos de sucesso no âmbito da colaboração, com especial destaque para o sector do Retalho e Bens de Grande Consumo.

De forma a garantir uma abordagem inter-sectorial e abrangente, são convidados oradores com experiências e negócios – entre empresas, organizações e sector público – que inovam na cadeia de valor tradicional.

A sessão de abertura deste “Seminário de Boas Práticas Colaborativas” conta com a participação do secretário de Estado da Economia, João Correia de Neves, e do director executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães.

Oportunidade para apresentar e debater soluções

O director executivo da GS1 Portugal, justifica a relevância deste tipo de iniciativas como “oportunidade para apresentar e debater soluções, de forma a contribuir para um mercado capaz de responder aos desafios identificados, numa lógica de estreita e eficaz colaboração entre os vários intervenientes no mesmo. Enquanto parceiro por excelência das empresas, é parte integrante da missão da GS1 Portugal conseguir criar o espaço para este tipo de discussão e apontar o rumo de evolução a seguir na relação entre produtores, retalhistas e o consumidor final”.

Por sua vez, João Vasconcelos, CEO e fundador do think tank CONSELHO, abordará o tema da colaboração estratégica e dos programas de aceleração empresarial. De seguida, os desafios e obstáculos no enorme desafio que é o de terminar com as emissões poluentes será abordado por Lian Hsu, Chief eXperience Officer da Lean & Green Europe.

Desafios e oportunidades no retalho

O estudo “Retail With Purpose, Powering Future Growth”, realizado pela Accenture aponta os desafios e oportunidades relativamente ao sector do retalho, será apresentado por Manuela Vaz, vice-presidente da Accenture Portugal, intervenção que irá incluir um momento de debate posterior.

Após o coffee break, Artur Alves, COO da Mixmove, irá centrar a sua intervenção no repensar das exigências da omnicanalidade. As “Soluções de sustentabilidade na cadeia de abastecimento” conferem o objecto para a reflexão de Filipa Ferreira Mendes, country general manager da CHEP Portugal que irá explicar de que forma a partilha e reutilização impactam o consumo de recursos naturais, com benefícios ambientais para todos.

Indústria 4.0 e e-commerce

O programa da tarde inicia-se com a reflexão do director-geral da COTEC, Jorge Portugal, acerca das tendências e oportunidades encerradas na indústria 4.0 e no e-commerce. Logo de seguida, Agustín Muñoz-Grandes, CEO da S21, vai desenvolver uma intervenção centrada nas soluções no que à questão da cibersegurança diz respeito.

Algumas apresentações contam com um espaço para debate, com moderadores convidados, designadamente: Pedro Oliveira Lima, strategic consultant da GS1 Portugal; Jörg Deubel, supply chain manager da Nestlé Portugal; Pedro Corte Real, head of supply chain management da Sonae MC e Fernando Basílio, director de Estratégia, Inovação e Tecnologia da GS1 Portugal.

Por último, e numa lógica um pouco distinta das intervenções anteriores, caberá a Anxo Perez, conferencista internacional, encerrar este Seminário. “O dia do êxito” é o mote escolhido para a última apresentação do dia.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Partilhar              O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.