Início / Empresas / GS1 Portugal desenvolve sistema de código de barras com a Marinha

GS1 Portugal desenvolve sistema de código de barras com a Marinha

A GS1 Portugal acaba de assinar um protocolo de cooperação com a Marinha Portuguesa com vista à edificação de um sistema global de código de barras na gestão logística do material deste ramo das Forças Armadas – numa primeira fase, através do desenvolvimento de um projecto-piloto de rastreabilidade no abastecimento de expediente (recepção, armazenagem, aviamento e entrega).

Para o director executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, “a adopção de standards globais na Marinha, à semelhança do que acontece em muitos outros sectores, é hoje uma arma particularmente eficaz na racionalização de custos e na optimização de processos logísticos, quer via códigos de barras, quer via etiquetas RFID”.

Tendo o presente protocolo por objectivo “estimular a cooperação entre ambas as entidades”, através de acções conjuntas que vão da formação ao intercâmbio de informação, a GS1 Portugal e a Marinha Portuguesa dão início a este processo de conferir visibilidade e eficiência aos activos que circulam na cadeia logística da instituição, processo que pode ser extensível e escalável aos demais ramos das Forças Armadas. Sublinha-se, a esse respeito, que a Marinha utiliza o Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional (SIGDN) em ambiente SAP, totalmente compatível com o Sistema de Normas GS1.

Entidade sem fins lucrativos

A GS1 Portugal – Codipor – é a entidade que introduziu os códigos de barras em Portugal há 30 anos. É uma organização privada, neutra, sem fins lucrativos e membro da organização global GS1. Fundada em 1985, por produtores e distribuidores, lidera actualmente o desenvolvimento de Normas e Boas Práticas Operacionais, actuando como facilitadora da cadeia de valor.

É uma das maiores associações empresariais em Portugal, reunindo cerca de 7.700 empresas associadas, desde produtores de matérias-primas a retalhistas, incluindo produtores de marcas, distribuidores, associações industriais e prestadores de serviços tecnológicos, com o objectivo de desenvolver, adoptar e implementar standards globais que revolucionam a forma de fazer negócios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.