O Grupo Operacional Hortinf vai realizar uma sessão de demonstração sobre estratégia de controlo do rabo-de-raposa na cultura de tomate de indústria, no próximo dia 10 de Agosto, entre as 19 e as 20 horas, no campo de ensaio da Azambuja.
Nesta nova acção de demonstração do Grupo Operacional Hortinf, liderado pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), estarão presentes Isabel Calha e Inês Romão, do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Artur Amaral e João Santos, da Escola Superior Agrária de Santarém, e Ana Paula Nunes, do COTHN.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória (aqui), até 9 de Agosto, e limitada a 30 participantes.
GO Hortinf
Nos sistemas de produção hortoindustriais tem-se verificado um aumento de prejuízos associados à flora infestante e parasita com significativo impacto negativo na produtividade e qualidade dos produtos. Estas culturas possuem grande importância económica, sendo que os produtos fitofarmacêuticos (herbicidas) representam um valor elevado na conta de cultura dos produtores referem os responsáveis pelo Grupo Operacional Hortinf.
Por outro lado, acrescentam, a utilização excessiva e ineficaz dos herbicidas leva, por vezes de forma irreversível, a níveis de contaminação bem como desequilíbrios e prejuízos nos ecossistemas agrários, em termos de poluição da água, do solo e perda de biodiversidade.
O objectivo deste Grupo Operacional é aplicar e desenvolver tecnologias disponíveis e adaptá-las tendo em conta as particularidades dos sistemas hortoindustriais. Estas tecnologias de combate a plantas infestantes e parasitas, sem o uso exclusivo de herbicidas, integram diversas metodologias e estratégias que permitem diminuir a incidência e importância económica destes inimigos.
Agricultura e Mar Actual