Início / Agricultura / Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro recebe 20 viaturas para combate a incêndios

Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro recebe 20 viaturas para combate a incêndios

O Grupo de intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana recebeu 20 viaturas ligeiras para combater incêndios, no âmbito de um investimento de 2,2 milhões de euros que inclui a entrega de um total de 80 viaturas.

Na cerimónia de entrega, em Lisboa, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, afirmou que todos os veículos previstos estarão no terreno num período máximo de duas semanas e que a próxima entrega será feita a 6 de Julho, com mais 21 viaturas.

“Estes carros vão para vários centros de meios aéreos e para as várias equipas que estão no terreno, já com os equipamentos de protecção individual”, disse o governante.

GIPS reforçado com 500 novos elementos

José Artur Neves referiu que a força especial do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro foi reforçada com 500 novos elementos (passando a contar com 1064 militares) e que está preparada para intervir em todo o País, estando distribuída por 39 centros de meios aéreos.

“Antes estava sediada em 22 centros de meios aéreos, agora garante a operação em 39 centros de meios aéreos”, acrescentou o secretário de Estado, dizendo que num dos centros há dois helicópteros ligeiros que ajudam a aumentar para 40 o número de equipas helitransportadas capazes de fazer o ataque inicial de um incêndio.

O Governo vai ainda entregar mais 16 viaturas pesadas de combate a incêndios rurais ao GIPS, carros que também já receberam o visto do Tribunal de Contas. Em Maio, o GIPS já tinha recebido oito novas viaturas todo-o-terreno para acções de fiscalização florestal e combate de primeira intervenção em incêndios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.