Início / Agricultura / Grupo CAC recebe certificação em Bem-estar Animal Welfair

Grupo CAC recebe certificação em Bem-estar Animal Welfair

O Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro recebeu, numa cerimónia na Feira Nacional de Agricultura, esta segunda-feira, dia 5 de Junho, a certificação em Bem-estar Animal Welfair para as explorações de Bio, Ar Livre e solo atribuída pela Aenor Portugal. A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo decorre no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 11 de Junho.

Baseada nos referenciais Welfare Quality y Awin, a certificação em Bem-estar Animal Welfair pela Aenor especifica os requisitos que as explorações devem cumprir em matéria de bem-estar Animal. Ao contrário de outros esquemas de bem-estar animal, as auditorias baseiam-se na observação directa do próprio animal, mediante a avaliação de quatro princípios: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado, refere uma nota de imprensa da Companhia Avícola do Centro.

“Dentro destes princípios, identificam-se 12 critérios de bem-estar animal diferentes, mas complementares entre si e que o Grupo CAC cumpriu”, acrescenta.

Explorações de Bio, ar livre e solo

As explorações de Bio, Ar Livre e solo do Grupo CAC passaram por um “processo minucioso de avaliação, onde foram verificados diversos critérios relacionados ao bem-estar das galinhas”.

Esta certificação autentica assim os requisitos estabelecidos no Welfare Quality e AWIN, assegurando uma auditoria exaustiva em todas as fases de produção e a máxima informação e transparência ao consumidor.

“A Certificação Welfair é uma importante conquista para o Grupo CAC, pois valida os nossos esforços em assegurar o mais alto nível de bem-estar animal nas nossas explorações”, assevera Manuel Sobreiro, presidente do Grupo CAC.

E complementa que “o Grupo CAC tem um compromisso sólido com a sustentabilidade e o respeito pelos animais, e a obtenção da Certificação Welfair é um reflexo desse compromisso. Essa certificação não valida apenas as práticas actuais do grupo, mas também incentiva a uma contínua melhoria e inovação para o bem-estar dos animais em todas as nossas operações”.

“Ao escolher produtos do Grupo CAC, os consumidores podem ter a tranquilidade de que estão a adquirir alimentos produzidos com responsabilidade, que atendem aos mais altos padrões de bem-estar animal”, garante aquele responsável.

Fundado em 1986, o grupo CAC é líder do sector dos ovos no mercado português, detendo 40% de quota no mercado total, e 60% no mercado de produção de ovos de galinhas criadas ao ar livre. Com um efectivo de dois milhões e duzentas e cinquenta mil galinhas poedeiras, distribuídas por 44 explorações em todo o território nacional, o Grupo CAC classifica e embala anualmente mais de 600 milhões de ovos, que resultam de quatro sistemas produtivos – gaiola, solo, ar livre e biológico.

A marca Matinados (ovos de galinhas criadas ao ar livre, “as mais felizes de Portugal”) tem vindo a afirmar-se como âncora da CAC.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.