Greenvolt e Casa Relvas firmam parceria para cinco projectos de energia renovável

O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next, está a instalar cinco unidades de geração descentralizada de energia renovável para a Casa Relvas, em pleno Alentejo. Do portefólio de projectos fazem parte as unidades da Herdade da Pimenta, Herdade da Maneira Nova de Baixo e Logowines, no distrito de Évora, bem como da Planície de Verão e Herdade da Polina, no distrito de Beja.

No total, serão instalados 1.586 módulos solares fotovoltaicos, com uma capacidade combinada de 863,75 kWp, capazes de gerar 1,3 GWh/ano de energia limpa. Através destes projectos, a Casa Relvas dá um passo decisivo e concreto na sua estratégia de sustentabilidade reduzindo as emissões de CO2 em cerca de 586 toneladas por ano, avança uma nota de imprensa da Greenvolt.

“O Alentejo é uma região com condições naturais muito favoráveis à produção de energia solar, nomeadamente através de soluções descentralizadas como as que a Greenvolt Next vai desenvolver para a Casa Relvas. Quando se conseguem aliar vantagens financeiras com benefícios ambientais e sociais, como é o caso, estamos a criar valor para os nossos parceiros e também para as comunidades e regiões ondes estes se inserem, o que nos deixa particularmente satisfeitos”, afirma o managing partner da Greenvolt Next Portugal, Pedro Carvalho.

A Casa Relvas é uma empresa de cariz familiar criada há quase 30 anos em São Miguel de Machede, em Redondo, por Alexandre Relvas, que tem vindo a expandir e a desenvolver um portefólio de marcas diferenciadas que reflectem “a paixão e respeito pelo Alentejo”, desde vinhos, a azeites e espaços de enoturismo.

“Valorizamos muito a nossa ligação à terra e à região do Alentejo, porque deles dependem a nossa actividade, por isso, esta parceria com o Grupo Greenvolt representa um passo importante para alcançar os nossos objectivos de sustentabilidade em todas as dimensões: social, ambiental e económica”, diz o head winemaker & viticulturis da Casa Relvas, Nuno Franco.

A geração distribuída de energia é um dos pilares de crescimento do Grupo Greenvolt, que continua a expandir a sua plataforma pan-europeia de autoconsumo, agora operando em 12 geografias europeias e também na Indonésia. O Grupo é ainda uma referência global no desenvolvimento de grandes projectos (Utility-Scale), tanto eólicos como solares e baterias, em 18 países, sendo também um dos principais players na geração de energia renovável a partir de biomassa sustentável em Portugal e no Reino Unido.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.