GPP: “entre o campo e o algoritmo há sempre um espaço de mediação humana que não pode ser ignorado”

O director-geral do GPP — Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eduardo Diniz, considera que “entre o campo e o algoritmo, entre o indicador e a decisão, há sempre um espaço de mediação humana que não pode ser ignorado”.

“Vivemos imersos em dados. À superfície, tudo parece transparente: as aplicações que usamos dizem-nos quantos passos demos, os governos publicam estatísticas e indicadores, e há agricultores que monitorizam as suas culturas a partir de satélites. Mas raramente nos perguntamos como chegámos aqui — ou que visão do Mundo está implícita na forma como representamos a realidade através dos dados. Esta travessia começou muito antes do advento da Inteligência Artificial (IA)”, escreve Eduardo Diniz no seu editorial na edição nº 33 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva, dedicada aos “Dados na agricultura”. Uma edição do GPP — Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura.

E adianta: “entre o campo e o algoritmo, entre o indicador e a decisão, há sempre um espaço de mediação humana que não pode ser ignorado. E, no entanto, esta crítica não é um apelo ao regresso a um passado pré-científico. É um convite à reflexão sobre os limites (e as estatísticas) do que representamos. Precisamos de dados, sim — mas também de interpretação, de senso comum, de sentido. Precisamos de reconhecer que todo o dado é uma representação, uma escolha (a começar na sua produção até à sua interpretação), e toda a escolha implica uma exclusão. Entre a folha de cálculo e a vida real, há um mundo que continua por representar”.

Para o director-geral do GPP, “o verdadeiro valor dos dados reside não apenas na sua recolha e análise, mas na capacidade colectiva de os transformar em decisões informadas, sustentáveis e economicamente viáveis, baseadas em fontes confiáveis e em conhecimento sólido e acessível a todos os actores do sector agrícola”.

Pode consultar a edição nº 31 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.