Início / Agricultura / Governo tem 600 mil euros para apoiar associações zoófilas. Candidaturas abertas até até 15 de Novembro

Governo tem 600 mil euros para apoiar associações zoófilas. Candidaturas abertas até até 15 de Novembro

O Ministério do Ambiente e da Acção Climática assinala amanhã, 4 de Outubro, Dia Mundial de Animal, com o lançamento de um aviso no montante de 600 mil euros, destinado a comparticipar despesas das associações zoófilas com produtos e serviços médico-veterinários. E lança também o “Prémio Nacional para o Bem-Estar dos Animais de Companhia”.

Este é um dos dois avisos que, pela primeira vez, atribuem apoios directos às associações zoófilas. O segundo aviso, no montante total de 100 mil euros, destina-se ao apoio à esterilização de cães e gatos. As associações zoófilas podem candidatar-se até 15 de Novembro.

Estes avisos inserem-se num conjunto de investimentos, na ordem dos 10,7 milhões de euros, atribuídos pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática para apoio aos municípios e associações zoófilas para o desenvolvimento de acções no âmbito do bem-estar dos animais de companhia, explica uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro Matos Fernandes.

Prémio Nacional para o Bem-Estar dos Animais de Companhia

Também para assinalar o Dia Mundial do Animal, é lançado o “Prémio Nacional para o Bem-Estar dos Animais de Companhia”, no valor de 50 mil euros. Previsto no Programa Nacional para os Animais de Companhia (PNAC), será atribuído bienalmente pelo ministro do Ambiente e da Acção Climática, financiado através de verbas do Fundo Ambiental.

Este prémio irá distinguir as melhores práticas em matéria de bem-estar dos animais de companhia, em três modalidades: técnica, premiando acções que contribuam para a melhoria de problemáticas como a superpopulação e abandono; conhecimento, reconhecendo e estimulando os trabalhos de investigação científica; comunicação, premiando trabalhos que contribuam para a informação e sensibilização da sociedade civil sobre a salvaguarda do bem-estar animal.

Recorde-se que estão ainda em curso outros cinco avisos, no montante global de 10 milhões de euros, cujas candidaturas podem ser submetidas até 15 de Outubro. Estes apoios destinam-se, entre outros, à construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia e de instalações das associações zoófilas, ao investimento nos hospitais veterinários universitários e ao reforço de campanhas de apoio à esterilização de cães e gatos.

Pode aceder a mais informação sobre os apoios destinados aos animais de companhia no site do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.