Início / Agricultura / Governo Regional da Madeira garante escoamento das uvas

Governo Regional da Madeira garante escoamento das uvas

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas tem vindo a efectuar várias visitas juntos dos viticultores no sentido de “apurar e de prever como será a campanha que este ano deverá começar mais tarde em virtude das condições climáticas”.

Até ao momento, afirma fonte do Executivo Regional, e segundo tem sido apurado pelos técnicos do IVBAM — Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira no terreno, a produção este ano deverá ser “ligeiramente inferior na zona Norte quando comparado com 2017 em virtude do estado do tempo que se tem feito sentir”.

Garantir o escoamento aos viticultores

Para o secretário regional de Agricultura e Pescas, esta primeira avaliação no terreno é fundamental para prever a quantidade de uvas este ano e garantir o escoamento aos viticultores.

“Desde o início desta legislatura o Governo Regional esteve sempre ao lado dos viticultores, assegurando por mais de uma vez o escoamento”, disse o secretário Humberto Vasconcelos que acredita que este ano as casas do sector vão conseguir escoar toda a produção, mas caso isso possa eventualmente não acontecer, o governante volta a garantir que assegurará o escoamento.

“A vinha e o Vinho Madeira são importantes para a Região pelos seus múltiplos contributos, quer a nível económico, ambiental e paisagístico com reflexos óbvios no turismo. É por isso que vamos continuar a ajudar nos factores de produção e ajudar a garantir o escoamento” referiu o responsável pela tutela.

Promoção com efeitos positivos

Quando faltam cerca de três meses para o início das vindimas, os números mostram que o Vinho Madeira continua a crescer ao nível da exportação. Um resultado que se deve ao trabalho que tem sido realizado pelo IVBAM em estreita colaboração com as casas do sector.

“Acho que o trabalho realizado pelas empresas e pelo Governo ajudam a explicar o grande trabalho que tem sido feito na produção e os aumentos em alguns mercados são o espelho disso”, finalizou Humberto Vasconcelos anunciado para breve algumas novidades nos campos experimentais tutelados pelo Instituto.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Partilhar              O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.