Início / Agricultura / Governo promove combate e prevenção dos incêndios rurais com iniciativa “Preparar o Verão no Inverno”

Governo promove combate e prevenção dos incêndios rurais com iniciativa “Preparar o Verão no Inverno”

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, reuniram-se com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Grande Lisboa. Esta foi a sessão final de um ciclo de 24 reuniões com os representantes das associações humanitárias e comandantes de corpos de bombeiros de todo o País, agrupados pelas respectivas comunidades intermunicipais.

O ciclo de reuniões realizou-se sob o lema “Preparar o Verão no Inverno”, proporcionando o diálogo com os corpos de bombeiros sobre o combate e prevenção dos incêndios rurais, informa o Executivo.

Entre os pontos abordados nas reuniões estiveram a questão da demografia e da necessidade de atrair efectivos para os corpos de bombeiros; as fontes de financiamento dos corpos de bombeiros; a aposta na profissionalização e a definição de carreiras; e o investimento em equipamentos de protecção individual, infra-estruturas e veículos.

Recorda o Governo que ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) há cerca de 20 milhões de euros para a área da Protecção Civil, dos quais 12,6 milhões de euros para a aquisição de veículos florestais, 6 milhões de euros para a compra de Equipamentos de Protecção individual destinados ao reforço da segurança pessoal dos bombeiros e 1 milhão de euros para a formação de 3300 agentes de protecção civil (na sua maioria bombeiros).

Através dos fundos comunitários estarão disponíveis adicionalmente 122 milhões de euros para investimento em equipamentos, infra-estruturas e reforço da resiliência no domínio da Protecção Civil.

Estas prioridades deverão estar integradas nos planos de acção desenvolvidos pelas comunidades intermunicipais e integradas nos planos de acção regionais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.