Início / Agricultura / Governo garante que Plano de Desenvolvimento Rural está desbloqueado

Governo garante que Plano de Desenvolvimento Rural está desbloqueado

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, garantiu ontem, 31 de Março, que o Plano de Desenvolvimento Rural está “desbloqueado” depois de dois anos parado e que brevemente serão contratados cerca de mil projectos, na ordem de 263 milhões de euros, dos 24 mil candidatos aquele programa.

De visita à Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, em Braga, Capoulas Santos explicou que depois de em 2014 e 2015 o PDR ter estado “bloqueado” foi agora dado o “primeiro passo” para a sua execução.

“Temos candidatados cerca de 24 mil projectos ao chamado Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) que tem estado bloqueado, ou seja, em 2014 e 2015 não houve nenhum projecto de investimento aprovado. Essa situação acaba de ser desbloqueada e, até ao final da próxima semana, estarão contratados cerca de 1.000 projectos do PDR, que corresponderão a um investimento na ordem de 263 milhões de euros nas explorações agrícolas, na agro-indústria e para jovens agricultares”, afirmou o governante.

600 projectos de investimento

Dos cerca de 1.000 projectos a aprovar, 600 são para investimentos em explorações agrícolas, correspondendo a 130 milhões de euros, 400 são para jovens agricultores, 80 milhões de euros e 85 para a agro-indústria, 82 milhões de euros.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, Portugal tem 600 milhões de euros disponíveis para o PDR, sendo que 90 milhões são fundos próprios, disponibilizados pelo Orçamento de Estado, e o restante são fundos comunitários.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.