Início / Mar / Aquacultura / Governo garante: não há nova taxa para detentores de aquários

Governo garante: não há nova taxa para detentores de aquários

“São absolutamente falsas as notícias que anunciam a criação de uma taxa aplicável aos aquários”, garante fonte do gabinete do Ministério da Agricultura, que detém a tutela do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Governo publicou, a 28 de Dezembro, a Portaria 385-A/2017 “define as taxas aplicáveis à concessão de zonas de pesca lúdica, ao exclusivo de pesca para realização de provas de pesca desportiva, ao licenciamento do exercício da pesca e a aquicultura e à detenção de espécies aquícolas em cativeiro com fins não comerciais”.

E o diploma assinado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, já deu polémica, por má interpretação, garante fonte do Ministério da Agricultura.

Excepções

O preâmbulo da Portaria remete para o Decreto-Lei n.º 112/2017, de 6 de Setembro, que “estabelece que as referidas taxas são definidas por portaria dos membros do Governo responsáveis pela área das Finanças e da pesca nas águas interiores”.

“No referido Decreto-Lei, artigo 60º – alínea b) do ponto 3, é clarificado que: 1 – A permissão da instalação e exploração de unidades de aquicultura ou de detenção de espécies aquícolas em cativeiro com fins ornamentais, didácticos, técnicos, científicos e para auto-consumo compete ao ICNF”, adianta uma nota do Ministério da Agricultura.

E acrescenta que no ponto 3 se pode ler que o “disposto no n.º 1 não se aplica à detenção de espécies aquícolas em: (…) b) Estabelecimentos de venda de animais de companhia e aquários comerciais ou particulares”.

“Nessa medida, são absolutamente falsas as notícias que anunciam a criação de uma taxa aplicável aos aquários”, garante a mesma nota.

Pode ler o diploma completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.