Governo dos Açores regulamenta apoios à compra de sementes de milho e sorgo para 2024

O Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido no dia 13 de Novembro de 2024, nas Furnas, concelho da Povoação, aprovou o Decreto Regulamentar Regional que regulamenta a concessão de apoios à compra de sementes de milho e sorgo, destinadas à produção de forragem ou milho grão, para o ano de 2024. O limite orçamental dos apoios a conceder é de 2,2 milhões de euros.

“A produção de forragem ou milho grão, através das culturas de milho e sorgo, é uma produção ambiental e economicamente sustentável e constitui uma excelente alternativa de rotação com as pastagens típicas do Açores, garantido facilidade de armazenamento na forma de silagem, fornecendo energia rápida e digestível para os bovinos durante todo o ano, reduzindo os custos de produção e desempenhando um papel fundamental na redução da dependência da Região em relação a importações de alimentos para os animais e na resiliência do sector aos efeitos das alterações climáticas”, refere o comunicado do Conselho do Governo.

Em 2022 e 2023 já foram “adoptadas, com sucesso, medidas de apoio à compra de sementes de milho e sorgo, para a produção de forragem ou milho grão, como forma de minorar os efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia nos mercados agrícolas, importando continuar este apoio para as compras daquelas sementes realizadas durante o ano de 2024”, realça o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.