Início / Agricultura / Governo dos Açores comparticipa em 100% a compra de sistemas solares fotovoltaicos

Governo dos Açores comparticipa em 100% a compra de sistemas solares fotovoltaicos

O Governo Regional dos Açores vai comparticipar a aquisição e instalação de sistemas solares fotovoltaicos, a instalar na região, num apoio de 100% das despesas elegíveis, até ao máximo de 1.500 euros por kW instalado.

A dotação orçamental a conceder no âmbito do sistema de incentivos para a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos a instalar na Região Autónoma dos Açores é de 19 milhões de euros, até 2025.

Este incentivo, não reembolsável, comparticipa equipamentos novos e poderá ser atribuído antes da aquisição dos sistemas solares fotovoltaicos por parte dos cidadãos e das empresas, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

A aposta do Governo dos Açores, ao potenciar a produção de energia eléctrica obtida a partir de fontes limpas para autoconsumo, neste caso com recurso a sistemas solares fotovoltaicos, deve-se à evolução desta tecnologia que confere uma capacidade de resposta às necessidades das famílias, das empresas e demais entidades açorianas.

Também por esta via, o Governo dos Açores “dá largos passos no âmbito da redução da dependência energética do arquipélago ao mesmo tempo que promove a diminuição de custos com a factura energética das famílias e empresas, levando à consequente mitigação da pobreza energética”, acrescenta a mesma nota.

Apoio do PRR

Esta medida do Governo dos Açores, resulta da aplicação da Componente 14 – Hidrogénio e Renováveis – do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reflectindo a aposta na produção de energia obtida a partir de fontes renováveis nos edifícios, enquanto uma das prioridades estratégicas com vista à recuperação económica, em linha com os pressupostos da promoção da transição energética.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.