Início / Agricultura / Governo dos Açores avalia impactos do Mercosul no sector da carne de bovino

Governo dos Açores avalia impactos do Mercosul no sector da carne de bovino

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está a avaliar os impactos para o sector da carne de bovino na sequência do acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), que abrange Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

“Apesar de todo o trabalho já feito de acompanhamento deste assunto, o Governo dos Açores entendeu ser importante avaliar, com apoio de especialistas, os impactos deste acordo de comércio livre, de modo a antecipar e encontrar as melhores respostas, alinhadas com a nossa estratégia de valorização da carne dos Açores”, referiu João Ponte.

Aposta na genética

O governante destacou que o Governo dos Açores tem vindo a implementar uma estratégia de modernização, de aposta na genética, no bem-estar animal e na qualificação da carne, aspectos de grande relevo e que muito têm ajudado a dinamizar o sector e melhorar o rendimento dos produtores.

“Só podemos vencer pela qualidade e pela diferenciação. Esse é o caminho que devemos continuar a trilhar para sermos capazes de enfrentar um eventual acréscimo da entrada no mercado português de carne do Mercosul”, salientou João Ponte, lembrando todo o trabalho que tem vindo a ser feito na fileira da carne, quer no domínio das infraestruturas, quer pelos produtores.

O governante frisou também a importância do Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) neste processo de valorização da carne de bovino dos Açores, desde logo através do estudo da estratégia de valorização da carne dos Açores.

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é uma organização inter-governamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. Estabelece uma integração, inicialmente económica, configurada actualmente numa união aduaneira, na qual há livre comércio e política comercial comum entre os países-membros, situados todos na América do Sul.

O Mercosul é actualmente composto pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, estando a Venezuela suspensa.

São ainda Estados Associados: Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas 2024. Fenafloresta entrega manifesto aos partidos políticos

Partilhar              A Fenafloresta – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais entregou, no passado dia 19 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.