Início / Agricultura / Governo dos Açores aposta na formação como alavanca da diversificação agrícola

Governo dos Açores aposta na formação como alavanca da diversificação agrícola

O Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural tem vindo, no corrente ano, a apostar na formação profissional na área da diversificação agrícola e da horta familiar.

São exemplo disso os cursos já promovidos no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa nas áreas da produção de banana, vinha e café, estando previstos para o segundo semestre deste ano novas formações para agricultores e público em geral, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

De acordo com o titular da pasta da Agricultura, António Ventura, “os Serviços de Desenvolvimento Agrário de cada Ilha estão a promover formações para os agricultores e todos os Açorianos interessados na agrodiversificação”. “Até ao momento já receberam formação mais de 150 açorianos”, anuncia o governante.

Segundo o secretário Regional, “a agrodiversificação pode constituir-se como uma actividade principal e como um complemento do rendimento de muitas famílias” da Região.

Para António Ventura, o objectivo da formação profissional de curta duração é que esta “possa promover, para além da existência de explorações agrícolas, a produção de alimentos na pequena e média horta familiar”, num “caminho de progressiva autonomia alimentar, com o objectivo de diversificar a base produtiva” dos Açores.

“Identificamos a formação profissional como um catalisador de desenvolvimento destas metas. O hábito de semear, cultivar e colher na horta familiar é um hábito que proporciona alimentos saudáveis, em segurança e com disponibilidade para as famílias”, concretizou o governante.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.