Início / Mar / Ambiente / Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar
Foto: Catia Gouveia/SPEA

Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira preside amanhã, terça-feira, dia 14 de Setembro de 2021, às 10h30, à sessão de formação/sensibilização aos pescadores para a problemática dos plásticos no futuro das pescas da Região. A acção decorre nas instalações da Lota do Funchal, na zona do leilão do pescado, contando também com a presença do dos directores regionais do Mar e das Pescas.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto OceanLit. “Depois das várias acções de formação, os pescadores vão ter nos portos de pesca recipientes para a colocação dos lixos que venham a recolher dos mares. As embarcações que aderirem ao projecto vão passar a ostentar uma bandeira”, refere uma nota de agenda do Executivo madeirense.

É a primeira vez que o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas, realiza acções de formação/sensibilização dirigidas aos pescadores e armadores.

Projecto OceanLit

O projecto OceanLit, lançado em Outubro de 2020, tem como principal objectivo reduzir os detritos marinhos por forma a conservar e/ou recuperar os espaços naturais protegidos costeiros e marinhos nos arquipélagos oceânicos, através da produção de conhecimento para identificação do problema indo ao encontro das soluções, da melhoria das instalações para gestão do desperdício, sensibilização dos usuários e público em geral.

A Direcção Regional das Pescas intervém nas seguintes acções:

  • Actividades de pesca ao lixo (Fishing for litter);
  • Avaliação das estruturas de recepção de lixo proveniente da pesca nos portos e embarcações de pesca, melhoramento das facilidades;
  • Viabilidade de economia circular, produtos e plano de negócio;
  • Material de divulgação, jornadas informativas e de sensibilização junto dos pescadores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.