Início / Agricultura / Governo cria Observatório da cadeia agro-alimentar

Governo cria Observatório da cadeia agro-alimentar

O desconhecimento sobre a distribuição da margem de valor entre a produção, a indústria e a distribuição e sobre a percentagem da sua apropriação pelos diferentes intervenientes ao longo da cadeia não tem permitido o conhecimento exaustivo sobre o normal funcionamento do mercado, o que tem também dificultado, de alguma forma, a sua gestão técnica e política. Assim, o Governo decidiu criar o Observatório da Cadeia de Valor.

A criação deste Observatório visa colmatar esta lacuna, garantindo a transparência nas relações ao longo da cadeia de abastecimento agro-alimentar (produção, transformação e distribuição), acompanhando o equilíbrio das evoluções verificadas no sector e identificando aspectos relevantes para os consumidores portugueses.

Pode ler o Despacho de criação do Observatório aqui: Despacho n.º 8505/2015.

Relembre-se que a PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar, estabelecida pelo Despacho conjunto n.º 15480/2011 dos Ministérios da Economia e do Emprego e da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, foi criada para fomentar a equidade e o equilíbrio da cadeia alimentar, promovendo o diálogo para permitir o aumento da transparência do mercado e o equilíbrio na distribuição de valor entre os diferentes sectores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agrícolas e agro-alimentares.

O Governo pretende com esta plataforma desenvolver a “competitividade da economia portuguesa estabelecendo uma concorrência saudável e contribuindo para o aumento da produção nacional e da auto-suficiência, em valor, deste sector”.

Os trabalhos desenvolvem-se através de reuniões plenárias em que são apresentados os temas considerados como pertinentes pelos intervenientes e extraordinárias, em que são apresentados e discutidos os trabalhos realizados, podendo ainda ser constituídas subcomissões de apoio técnico com missões específicas ou de carácter sectorial.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PSD: revisão do valor patrimonial tributário dos prédios rústicos vai penalizar áreas superiores a 50 ha?

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) quer saber se o Governo confirma a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.