Início / Agenda / Governo, Confagri e UGT vão a Castanheira de Pêra debater o futuro do interior

Governo, Confagri e UGT vão a Castanheira de Pêra debater o futuro do interior

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal e a UGT realizam no próximo dia 10 de Março a conferência “Valorizar o Interior – Promover o Investimento e o Emprego”, que terá lugar no Auditório Municipal de Castanheira de Pêra.

O evento ocorre com aquelas entidades “unidas pela vontade de agilizar a recuperação dos territórios afectados pelos trágicos incêndios que marcaram o ano de 2017 e empenhadas em contribuir, de forma activa, para a revitalização económica e social desses territórios”, refere fonte institucional da Confagri.

Governo em peso

Esta será uma conferência muito participada, onde serão apresentadas diferentes perspectivas e as várias políticas definidas para implementar nestes territórios. A presença do Governo vai estar assegurada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e, ainda, pelo secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Os organizadores acreditam que, mais do que as palavras, é necessária a consistência de uma atitude política que promova uma nova forma de encarar a ocupação activa dos territórios, o desenvolvimento económico e a criação de emprego.

O secretário-geral da Confagri, Francisco Silva, considera que “para além da resposta de curto prazo de que têm sido alvo os territórios atingidos pelos incêndios, importa discutir e definir medidas de médio e longo prazo que promovam a revitalização económica e social do interior do nosso país. Esta conferência, pode dar importantes contributos nesse sentido”.

Por seu turno, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva refere que “valorizar o interior passa por políticas de proximidade às pessoas e às empresas, lá onde somos precisos, nos territórios do interior de Portugal, discutindo com todos os atores sociais, económicos e políticos, o que falta fazer para reduzir desigualdades e assimetrias”.

Temas em destaque

A Conferência tem início às 10 horas, com a sessão de abertura a cargo da presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, Alda Correia de Carvalho, do presidente da Confagri, Comendador Manuel Santos Gomes, do secretário-geral da UGT, Carlos Silva e do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Segue-se o painel das 10h30, subordinado ao tema “As Políticas de Apoio aos Territórios Rurais atingidos pelos incêndios”, tendo como conferencista o Prof. Arlindo Cunha, da Universidade Católica.

Às 12h30 o ministro da Economia apresenta “O investimento no Interior do País como factor de Criação de emprego e fixação de empresas” e da parte da tarde, às 14h30 a conferência retoma com o ministro do Ambiente que abordará a “Política Ambiental e Segurança – Como conciliar estes factores?”.

Valorização do Interior

João Paulo Catarino, Coordenador da Unidade de Missão de Valorização do Interior do Território inicia às 14h45 o Painel de discussão sobre a “A Revitalização dos territórios Atingidos pelos incêndios de 2017. Em que ponto estamos?”.

Seguem-se, às 16h45, o Padre Vítor Melícias e Nádia Piazza, da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, que irão colocar a debate “O Valor da Solidariedade Perante os Dramas Sociais – Os incêndios de 2017”.

A sessão de encerramento terá lugar às 17h15, com os Anfitriões desta iniciativa (presidente da Confagri e secretário-geral da UGT), acompanhados pelo presidente do Conselho Económico e Social (CES), António Correia de Campos e o secretário de Estado do Emprego.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.