Início / Agricultura / Governo apoia agricultores afectados pelas intempéries de Maio e Junho com 55 €/ha

Governo apoia agricultores afectados pelas intempéries de Maio e Junho com 55 €/ha

Õ Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que foi hoje, 19 de Julho, publicado o Despacho 10/2023 que cria um apoio extraordinário com o objectivo de minimizar os danos, verificados nas explorações agrícolas, provocados pelas intempéries ocorridas recentemente, nas regiões Centro e Norte do território de Portugal continental.

Este apoio, até ao montante máximo de 55 euros por hectare de área abrangida, destina-se a compensar as despesas com a aquisição de produtos para os necessários tratamentos fitossanitários e de fertilização foliar, que tenham ocorrido no primeiro semestre do corrente ano de 2023, enquanto componente de medida de emergência adequada a este tipo de situações, refere uma nota de imprensa do Ministério.

Para além disso, adianta, será ainda aberta a medida 6.2.2, que apoia a reposição do potencial produtivo, no âmbito do PDR 2020.

Para a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, “este apoio visa minimizar os custos imediatos que os agricultores tiveram para proteger as suas produções e plantas, bem como assegurar as produções futuras”.

Ao mesmo tempo, acrescenta a mesma nota de imprensa, o Governo está ainda a “analisar e a desenvolver novas medidas de apoio com vista à prevenção e protecção de produções agrícolas que possam ser afectadas por intempéries, no futuro”.

Os agricultores que registaram prejuízos deverão requerer este apoio junto da Direcção Regional de Agricultura e Pescas territorialmente competente como previsto no Despacho.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Quinta da Alorna distinguida como “Produtor do Ano 2023”

Partilhar              A Quinta da Alorna, empresa do sector vitivinícola de Almeirim, foi distinguida como “Produtor do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.