O Almirante Gouveia e Melo, considerado um dos putativos candidatos às próximas eleições presidenciais de Janeiro de 2026, visitou esta manhã, 1 de Maio, o stand da AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal na 41ª Ovibeja, tendo sublinhado que visitou o certame, na qualidade de cidadão, numa comitiva de cinco pessoas, e a convite daqueles que o apoiam.
Gouveia e Melo ouviu as preocupações da AJAP em relação ao rejuvenescimento do sector e mostrou-se solidário “com as preocupações dos Jovens Agricultores portugueses”, avança uma nota de imprensa da Associação.
No stand da AJAP, Gouveia e Melo foi recebido pelo director-geral da Associação, Firmino Cordeiro, que explanou ao Almirante “a onda positiva da agricultura que estamos a atravessar, como mais empresas exportadoras, tecnológicas, digitais e inovadoras”.
Firmino Cordeiro fez um diagnóstico do sector e explicou a Gouveia e Melo que “o país agrícola e rural é muito desigual” existindo uma boa parte de regiões, “onde sendo menos competitiva a agricultura, esta não pode ser abandonada”. Deve, pois, “ser rejuvenescida e, em paralelo, é necessário que essas regiões que se regeneram, ao abrigo das novas tecnologias e digitalização, possam apostar em novas actividades para Jovens e rejuvenescer as existentes, para criar dinâmicas económicas, sociais e culturais nestes territórios rurais”.
O Almirante Gouveia e Melo parabenizou a AJAP pela iniciativa e mostrou-se solidário com as “preocupações dos Jovens Agricultores” portugueses.
JER – Jovem Empresário Rural
Foi também nesse sentido, que a AJAP organizou ontem, no primeiro dia da Ovibeja, o seminário ‘JER – Jovem Empresário Rural’, que foi um sucesso, e contou com inúmeras personalidades do sector, onde se reflectiu a revitalização dos territórios rurais e a importância fulcral da figura do JER no desenvolvimento, em toda a linha, destas regiões.
O evento contou, na sessão de abertura, com as participações de José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, Eládio Gonçalves, director de operações da Caja Rural del Sur, Henrique Silvestre Ferreira, presidente da AJAP e Rui Garrido, presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul (organizadora da Ovibeja).
O presidente da AJAP, Henrique Silvestre Ferreira, na sua intervenção, sublinhou a importância dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais na revitalização do mundo rural.
O ministro da Agricultura salientou também a importância do sector agrícola num mundo global e perante as incertezas que se colocam, a vários níveis, em termos internacionais e que afectam igualmente Portugal. “É essencial um Portugal coeso, com coesão económica, social e territorial”, disse José Manuel Fernandes, apelando ao “empreendedorismo, sustentabilidade e inovação”.
“Temos de aumentar o rendimento dos pequenos e médios agricultores”, apelou, lançando o repto para a necessidade de insistir nos apoios aos Jovens Agricultores. “É muito importante que as candidaturas tenham sucesso”, enfatizou o ministro.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
