Início / Agricultura / Gonçalo Rodrigues: apicultura assume “importância inegável no desenvolvimento sustentável e coeso dos territórios”

Gonçalo Rodrigues: apicultura assume “importância inegável no desenvolvimento sustentável e coeso dos territórios”

O secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e a directora-geral da DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo, participaram hoje, 19 de Maio, no lançamento da terceira edição do programa de apoio à apicultura “Juntos pelas Abelhas”, da Nestlé.

No evento, o governante realçou que se estima “que sejam mais de 50 milhões de abelhas o resultado desta união de vontades, que junta a Nestum, produtores e a DGAV. Em três anos de ‘Juntos pelas Abelhas‘ são já mais de 700 colmeias entregues a apicultores de Norte a Sul do País”, através da FNAP  — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e Fenapícola — Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel.

“A apicultura assume, na actualidade, uma importância inegável no desenvolvimento sustentável e coeso dos territórios. Queremos e vamos continuar a trabalhar. E, pelo que encontramos aqui hoje, estamos certos de que não estamos sozinhos, de que contamos com todas e todos vós”, frisou o secretário de Estado da Agricultura.

Juntos Pelas Abelhas

“O movimento “Juntos Pelas Abelhas” surgiu em 2021 da necessidade do apoio à resiliência do sector apícola nacional que todos os anos se vê afectado pelos incêndios florestais que assolam o País, com perdas nos efectivos de colmeias e consequente impacto na produção de mel. Para Nestum, marca que tem no seu portefólio vários produtos com mel, foi um imperativo encontrar uma forma de apoiar este sector e essa foi a de oferecer, todos os anos, novas colmeias para reposição das que se perderam”, afirma Elisa Riboldi, Business Executive Officer Nutrition & Dairy Nestlé Portugal.

E acrescenta que “este projecto, que nos enche de orgulho, vai também ao encontro dos compromissos de sustentabilidade da Nestlé, uma vez que são as abelhas os mais relevantes insectos polinizadores, uma actividade essencial à biodiversidade dos territórios”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da Confagri: “é urgente que Governo diga se vai revogar passagem das DRAP para as CCDR”

Partilhar              O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, já esteve reunido …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.