Início / Agenda / GO PodaCitrus faz dia aberto a 14 de Novembro nas Quintas da Campina e do Brejo

GO PodaCitrus faz dia aberto a 14 de Novembro nas Quintas da Campina e do Brejo

O projecto GO PodaCitrus faz um Dia Aberto a 14 de Novembro nas Quintas da Campina e do Brejo, Próximo da Luz de Tavira, no Algarve.

O GO PodaCitrus consiste num conjunto de ensaios de poda, com vista à diminuição da alternância de produções de algumas cultivares tradicionais e/ou muito importantes na citricultura portuguesa. Com este projecto contribui-se para o aumento da produtividade dos pomares e para a diminuição de defeitos epidérmicos dos frutos, através da modernização das técnicas de poda e da sua adequação a cada uma destas cultivares de citrinos.

O objectivo do projecto passa por definir uma estratégia de poda que permita atenuar a alternância de produções em citrinos e definir uma estratégia de poda que permita reduzir a incidência de defeitos epidérmicos dos frutos de citrinos.

As inscrições são gratuitas mas têm registo obrigatório, aqui.

Pomares antigos, com árvores excessivamente grandes, produzem geralmente frutos de pior qualidade e dificultam os tratamentos fitossanitários e a colheita. Que fazer nestes casos? Arrancar o pomar ou tentar melhorá-lo?

Recuperação de pomares

A Frusoal — Frutas do Sotavento do Algarve e os seus associados têm experiência na recuperação de pomares destes, através de podas severas. No projecto PodaCitrus, a Frusoal e a Universidade do Algarve estão a tentar optimizar estas podas e determinar os seus efeitos sobre a produtividade dos pomares.

Assim, no dia 14 de Novembro, aquelas duas entidades promovem uma visita a dois ensaios de poda, assim como árvores de ‘Valencia Late’ e ‘D. João’ em diferentes fases do processo de renovação das copas. Esta acção decorrerá nas quintas da Campina e do Brejo, próximo da Luz de Tavira.

Programa

10h00 – Recepção dos participantes

10h15 – Apresentação do Go PodaCitrus: primeiros resultados (Amílcar Duarte – UALG)

10h45 – Visita aos ensaios da Campina e da Quinta do Brejo (Silvino Oliveira e Angélica Mendonça – Frusoal)

13h00 – Encerramento

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Empresa belga procura fabricante especializado em mobiliário feito com madeira maciça

Partilhar              Uma empresa belga de design de interiores procura um fabricante especializado em mobiliário feito com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.