Início / Featured / GNR apreende mais de uma tonelada de sardinha em Portimão

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinha em Portimão

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Portimão, ontem, dia 26 de Maio, apreendeu mais de uma tonelada de sardinha, no concelho de Portimão.

Explica a Guarda Nacional Republicana (GNR) em nota de imprensa que, no âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda realizaram uma acção de fiscalização na Lota de Portimão, tendo detectado 1.000 quilos de sardinha (Sardina pilchardus), que foram apreendidos por ultrapassar o limite diário de captura, bem como 120 quilos de sardinha que foram apreendidos por falta de rastreabilidade, uma vez que não foi possível determinar a sua origem, constituindo por isso um perigo para a saúde pública.

No seguimento da acção foram elaborados dois autos de contra-ordenação.

Após verificação higiossanitária, 1.000 quilos de sardinhas foram colocados à venda em lota por garantirem condições para consumo humano, sendo que o restante pescado foi doado ao Zoo de Lagos.

A GNR relembra que os “recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Partilhar              A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.