GNR apreende mais de uma tonelada de sardinha em Matosinhos por falta de rastreabilidade

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, dia 24 de Setembro, apreendeu mais de uma tonelada de sardinha, no concelho de Matosinhos.

No âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, comercialização e regime legal da primeira venda de pescado fresco, os militares da Guarda detectaram, no porto de pesca de Matosinhos, “três recipientes contendo cerca de 1.090 quilos de sardinha, não sendo possível apurar a sua origem e rastreabilidade, constituindo assim um perigo para a saúde pública”.

Falta de rastreabilidade

Explica a Guarda Nacional Republicana, em nota de imprensa, que, no seguimento da acção foi identificado o mestre da embarcação um homem de 48 anos, e elaborado o respectivo auto de contra-ordenação por falta de rastreabilidade.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, “contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no sector das pescas”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.