Início / Featured / GNR apreende mais de uma tonelada de biqueirão em Matosinhos

GNR apreende mais de uma tonelada de biqueirão em Matosinhos

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, no dia 2 de Setembro, apreendeu 1.125 quilos de biqueirão, Engraulis encrasicolus, no concelho de Matosinhos.

Explica a GNR em nota de imprensa que, no âmbito de uma acção de fiscalização no porto de pesca de Matosinhos, foi verificado que uma embarcação de pesca que se encontrava com avaria mecânica e atracada noutro porto de pesca, havia submetido a venda de pescado em lota, sem o ter efectivamente capturado.

Foi identificado um homem de 66 anos e elaborado o respectivo auto de contra-ordenação por ultrapassagem dos limites de captura legalmente fixados por totais admissíveis de capturas e quotas, sendo essa infracção punível com coima máxima de 37.500 euros.

O pescado foi apreendido e vendido em lota, ficando o valor da venda à ordem do processo.

Acrescenta a GNR que a gestão da quota de biqueirão atribuída a Portugal é assegurada através de medidas que visam a gestão sustentável dos recursos marinhos, envolvendo a participação e acompanhamento das associações e organizações de produtores representativas do sector, respeitando os pareceres científicos e assegurando uma pesca que contribua para a melhoria dos rendimentos da actividade com níveis de exploração biologicamente sustentáveis.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Opinião Confagri. Cooperativismo: um setor para o futuro!

Partilhar              Opinião de Nuno Serra, Secretário-Geral Adjunto da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas Existe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.