Início / Featured / GNR apreende mais de 600 quilos de pescado em Matosinhos

GNR apreende mais de 600 quilos de pescado em Matosinhos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a Unidade de Controlo Costeiro de Matosinhos (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, nos dias 30 e 31 de Maio, apreendeu 212 quilos de faneca (Trisopterus luscus) e 390 quilos de sardinha (Sardina pilchardus), no concelho de Matosinhos.

No âmbito de uma acção de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco no mercado de 2.ª venda e no porto de pesca de Matosinhos, os militares da Guarda detectaram que o funcionário e um operador económico encontravam-se a manusear e reacondicionar pescado fresco, da espécie faneca, em local/estabelecimento não aprovado para esse efeito, motivo que levou à apreensão do pescado.

No decorrer das diligências policiais foi ainda possível detectar a sardinha sem que tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão.

Foram elaborados dois autos de contra-ordenação, tendo sido identificados os dois indivíduos de 45 e 43 anos, refere a GNR em nota de imprensa, acrescentando que o pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objectivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.