Início / Featured / GNR apreende mais 480 quilos de amêijoa-japonesa, desta vez no Montijo

GNR apreende mais 480 quilos de amêijoa-japonesa, desta vez no Montijo

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu ontem, dia 25 de Agosto, cerca de 480 quilos de amêijoa-japonesa, no concelho do Montijo.

No âmbito de uma acção de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de bivalves, os militares da Guarda detectaram cerca de 480 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) sem documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo um perigo para a saúde pública, tendo sido apreendidos, refere uma nota de imprensa da GNR.

Desta acção, resultou a identificação de um homem de 33 anos, tendo sido ainda elaborado um auto de contra-ordenação.

Em causa a saúde pública

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.