A Global Wines acaba de ver alguns dos seus vinhos premiados em duas competições nacionais de referência: Concurso Vinhos de Portugal 2025 e Dão Primores – Colheita 2024.
Na competição promovida pela ViniPortugal (Associação Interprofissional do Vinho), a empresa sediada em Carregal do Sal, arrecadou, no total, 13 distinções, sendo a mais premiada nesta edição do Concurso Vinhos de Portugal, onde foram avaliadas 1.300 referências, avança uma nota de imprensa do produtor.
Três Grande Ouro (Encontro Baga Tinto 2019, Encontro 1 Tinto 2024 e Vinha de Saturno Branco 2019), cinco Ouro (Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado Branco 2021, Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado 2017, Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional 2017, Encontro 1 Branco 2017 e Encontro Espumante Special Cuvée 2017) e cinco Prata (Cabriz 30 anos Tinto 2014, Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional Tinto 2019, Casa de Santar Outono de Santar 2022, Encontro Espumante Reserva Bruto 2016 e Saturno Reserva Branco 2021) foi o resultado alcançado, nesta 12.ª edição da competição, para as marcas Casa de Santar e Cabriz (Dão), Quinta do Encontro (Bairrada) e Herdade Monte da Cal (Alentejo).
Já no concurso Dão Primores, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e que distingue as melhores colheitas de 2024 dos produtores da região, o vinho da casta Encruzado, produzido pela Global Wines, foi considerado “o grande vinho do Dão”.
Paulo Prior, director de enologia da Global Wines, afirma que “não poderíamos estar mais satisfeitos com estes resultados nestas duas competições nacionais, que comprovam toda a dedicação e esforço conjunto das nossas equipas, de enologia, viticultura e comercial, em bem conduzir um legado de tradição e qualidade, nas diferentes regiões vitivinícolas em que actuamos, respeitando sempre os terroirs e o que consumidor valoriza e espera de cada uma das nossas marcas.”
Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa, reconhecida pelos principais críticos mundiais. Presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, tem também vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio constituído por mais de 150 referências. Adicionalmente, o grupo detém ainda duas empresas no Brasil, uma dedicada à produção e outra à distribuição de vinhos.
As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a mais vendida em todo o Mundo da região; Casa de Santar, incontornável na produção de vinhos em Portugal e onde se encontra a célebre Vinha dos Amores, de onde provêm vinhos e espumantes distinguidos pela crítica como os melhores em Portugal; e Paço dos Cunhas, cuja Vinha do Contador produz um dos vinhos portugueses de maior referência.
No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, produzem vinhos que espelham o solo, clima e castas de cada uma destas regiões.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
