Início / Agricultura / Genotipagem de ovinos tem novas regras para controlar doenças de origem animal

Genotipagem de ovinos tem novas regras para controlar doenças de origem animal

O Regulamento 2017/894 da Comissão de 24 de Maio de 2017, que, com o objectivo de promover o controlo de diversas doenças de origem animal, altera as regras aplicáveis à genotipagem de ovinos. E altera o Regulamento n.º 999/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho.

O objectivo é reforçar a prevenção, o controlo e a erradicação das encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET) em ovinos. As regras são aplicáveis à produção e à introdução no mercado de animais vivos e de produtos de origem animal e, em certos casos específicos, à sua exportação.

O documento explica que desde a introdução do requisito de genotipagem aleatória, foram alcançados os objectivos iniciais de mapeamento dos genótipos de ovinos susceptíveis de tremor epizoótico e de identificar genótipos de ovinos resistentes, por país. No entanto, a genotipagem aleatória de ovinos continua a ser útil nos Estados-membros que realizam um programa de criação para seleccionar segundo a resistência às EET nos respectivos efectivos ovinos, e cujo programa de criação se destina a ter um impacto sobre o perfil genético da população ovina total. Para esses Estados-membros, a genotipagem aleatória de uma fracção de toda a sua população ovina permite-lhes avaliar se o programa de criação em curso tem o impacto desejado, ou seja, aumentar a frequência do alelo ARR e ao mesmo tempo diminuir a prevalência dos alelos que tiverem revelado contribuir para a susceptibilidade às EET.

Agricultura e Mar Actual

 

 
       
   
 

Verifique também

Produtores de Maçã de Alcobaça apresentam projecto Água do Oeste

Partilhar              A APMA — Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, em parceria com a Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.