Início / Agricultura / Gasóleo colorido e marcado agrícola desce 3,4 cêntimos por litro a 21 de Março

Gasóleo colorido e marcado agrícola desce 3,4 cêntimos por litro a 21 de Março

A portaria que permite a redução de tributação, em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), do gasóleo colorido e marcado agrícola em 3,432 cêntimos por litro, já foi publicada em Diário da República. Entra em vigor no dia 21 de Março de 2022, e produz efeitos até ao dia 30 de Junho.

Refira-se que é nestes três meses que se realiza o período das sementeiras, a época do ano em que existe um maior consumo deste gasóleo.

“Após dois anos de pandemia, os nossos agricultores depararam-se com o aumento dos custos de produção e tiveram de enfrentar os constrangimentos decorrentes da situação de seca que marcou o início do ano. Este despacho traduz-se num apoio global aos agricultores de cerca de 2,7 milhões de euros e vem concretizar uma das medidas que o Governo anunciou no início desta semana, para mitigar os efeitos da seca e do conflito que se vive na Europa de leste”, refere a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O gasóleo colorido e marcado, vulgarmente conhecido como gasóleo verde ou gasóleo agrícola, pode ser adquirido com redução ou isenção total do imposto especial de consumo no momento do abastecimento.

O acesso a este benefício faz-se através da utilização do cartão de gasóleo verde.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ravasqueira Grande Reserva 2014. Espumante do Alentejo já está no mercado

Partilhar              “Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.