Início / Empresas / Garland obtém certificação do sistema de gestão ambiental

Garland obtém certificação do sistema de gestão ambiental

O Grupo Garland obteve com os seus dois centros logísticos da Maia o certificado, emitido pela LRQA (Lloyd’s Register Quality Assurance), de acordo com a norma ISO 14001:2015. Esta certificação reflecte o compromisso do grupo, desde 2018, com a implementação da política “Rumo à Sustentabilidade”

A certificação ISO 14001:2015, dos dois centros logísticos da Maia, foi atribuída após a verificação e comprovação do cumprimento de rigorosos requisitos ambientais. Estes incluíram a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) abrangente, em conformidade com a legislação ambiental aplicável, a criação de objetivos e metas ambientais mensuráveis, a realização de avaliações de impacto ambiental, o envolvimento de colaboradores e partes interessadas na gestão ambiental, bem como a monitorização e controlo dos aspectos ambientais significativos, refere uma nota de imprensa da Garland.

A experiência da Garland em sistemas de gestão, como ISO 9001:2015, IFS, SQAS e GMP+, “foi crucial para a eficácia do processo de certificação. Ainda assim, o percurso apresentou alguns desafios. Desde o planeamento e preparação, passando pela melhoria e criação de novos procedimentos, sensibilização e formação dos colaboradores, até à implementação de sistemas de monitorização”, adianta a mesma nota. A realização de uma auditoria interna permitiu identificar oportunidades de melhoria antes da auditoria externa, realizada pela LRQA.

“Para cumprirmos os requisitos da ISO 14001:2015, adoptámos várias medidas ambientais, como a aquisição de 100% de energia proveniente de fontes renováveis e sem quaisquer emissões de CO2, a instalação de painéis fotovoltaicos com o objectivo de assegurar a totalidade das necessidades energéticas diurnas, a substituição de consumíveis em plástico por outros de materiais reutilizáveis, a gestão de resíduos com práticas de redução e reutilização”, diz Hugo Caraslindas, Director de Infra-estruturas, Sustentabilidade e Operações da Garland.

E acrescenta que “também realizámos formação e sensibilização relativamente aos aspectos ambientais significativos, a adopção de medidas de eficiência energética em todos os equipamentos e iluminação e a implementação de estratégias de transporte sustentável com a renovação total da frota para viaturas ligeiras eléctricas ou híbridas e disponibilização de postos para carregamento gratuito de veículos eléctricos para os colaboradores”, salientando ainda que “a empresa compromete-se a cumprir rigorosamente a legislação ambiental e a promover a formação e sensibilização ambiental entre os colaboradores”.

Por forma, a garantir a conformidade contínua com a certificação ISO 14001:2015, a Garland implementou um sistema de monitorização que inclui auditorias internas regulares, criação e monitorização de indicadores de desempenho, realização de análises críticas pela direcção, implementação de acções correctivas e preventivas, promoção da melhoria contínua e recolha de feedback das partes interessadas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Tem porcos? Declaração obrigatória de existências tem de ser feita até 31 de Agosto de 2024

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no mês de Agosto de 2024, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.