Início / Empresas / Galp investe 700 M€ em nova unidade de processamento de lítio no Porto de Setúbal

Galp investe 700 M€ em nova unidade de processamento de lítio no Porto de Setúbal

A Galp, em parceria com a Northvolt, escolheu Setúbal para a localização da sua nova unidade de processamento de lítio, no contexto da cadeia de abastecimento de produção de baterias para veículos, telemóveis e outros equipamentos.

Trata-se de um importante investimento de 700 milhões euros que irá criar 200 novos empregos directos altamente qualificados e 1.300 postos de trabalho indirectos, refere uma nota de imprensa do Porto de Setúbal.

A localização seleccionada “beneficia da integração com o Porto de Setúbal que dispõe de todas as condições para a movimentação de cargas associadas a esta unidade produtiva, nomeadamente com a utilização dos terminais de serviço público existentes no porto”, realça a mesma nota.

A unidade receberá cerca de 200 mil toneladas por ano de concentrado de espodumena por via marítima, a que acrescem mais de 110 mil toneladas de outros componentes, estimando exportar 25 mil toneladas de lítio processado para os fabricantes internacionais de cátodos de baterias e mais 260 mil toneladas de subprodutos.

Este projecto beneficiará ainda das “privilegiadas condições oferecidas pela região, nomeadamente de mão-de-obra qualificada, da proximidade ao Aeroporto de Lisboa e da proximidade de outras unidades industriais que beneficiarão do contexto da economia circular”.

A Galp prevê a candidatura do projecto para financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma taxa de financiamento de 15%.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Partilhar              O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.