Início / Agenda / Gala Porco D’Ouro: inscrições abertas para Prémio Especial Inovação Zoetis e Prémio Especial Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal

Gala Porco D’Ouro: inscrições abertas para Prémio Especial Inovação Zoetis e Prémio Especial Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal

A 5ª edição da Gala Porco D’Ouro realiza-se este ano na Quinta da Atela, em Alpiarça, no dia 3 de Dezembro. Um evento que a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) garante que será, “certamente, inesquecível, com menção especial ao 40º aniversário da FPAS”.

E a Gala Porco D’Ouro conta com dois prémios, que têm as inscrições abertas: o Prémio Especial Inovação Zoetis e o Prémio Especial Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal.

Prémio Especial Inovação Zoetis

À semelhança dos anos anteriores, esta edição contará com o Prémio Especial Inovação Zoetis, que incentiva os produtores a apostar na investigação e na inovação aplicada como elemento básico para a melhoria das explorações.

O galardão distingue ideias originais, que não sejam de desenvolvimento comercial, cuja implementação, em qualquer âmbito – maneio, gestão de recursos humanos, meio ambiente, instalações, biossegurança, genética, eliminação de resíduos, sanidade animal ou bem-estar animal – tenha resultado na melhoria e inovação da exploração.

Pode concorrer ao Prémio Especial Inovação Zoetis qualquer empresa aderente ao sistema BDporc Portugal e que cumpra os requisitos mínimos de exigência requeridos para concorrer a qualquer outro prémio da Gala Porco D’Ouro.

Qualquer exploração se pode candidatar, independentemente da dimensão e sempre que não tenha a decorrer nenhum auto de contra-ordenação por incumprimento dos normativos de sanidade animal, bem-estar animal ou meio ambiente (informação solicitada às autoridades competentes). Só será aceite um projecto por exploração.

As inscrições já se encontram abertas até ao próximo dia 12 de Novembro. Preencha aqui o formulário e consulte aqui o regulamento do Prémio.

Prémio Especial Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal

E outro dos galardões mais esperados da Gala Porco D’Ouro é o Prémio Especial Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal, que será entregue pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No ano em que a fileira da carne de porco vê aprovado o selo de Certificação de Bem-Estar Animal da Organização Interprofissional Filporc, que congrega a produção de suínos por intermédio da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, esta distinção marca cada vez mais o rumo da produção e indústria, em consonância com a política europeia “Do Prado ao Prato”.

O Prémio Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal distingue explorações com um bom desempenho em mais de 80 critérios relacionados com o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais como a Peste Suína Africana.

As inscrições já se encontram abertas. Preencha aqui o formulário e envie para geral@suinicultura.com.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Recolha de leite de vaca cai 1,4% em Novembro de 2021

Partilhar               A recolha de leite de vaca em Novembro de 2021 foi de 144,5 mil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.