O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Junho de 2025 foi 39 018 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 8,9% (+0,8% em Maio), devido ao maior volume de abate registado nos suínos (+13,4%), avança o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Agosto de 2025.
Já os volumes de bovinos, ovinos e caprinos registaram decréscimos de 0,2%, 39,3% e 24,3%, respectivamente. Nos equídeos não se observou abate aprovado para consumo público no mês em análise, acrescentam os técnicos do INE.
Em relação ao número de animais abatidos, observou-se igualmente um aumento dos suínos (+12,9%) e diminuição de bovinos (-2,7%), ovinos (-35,8%) e caprinos (-24,9%).
Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Agosto de 2025 aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
