O engenheiro agrónomo José Luís da Gama Tello Rasquilha morreu esta quarta-feira, 16 de Dezembro, numa unidade hospitalar, em Lisboa, onde estava internado. Nasceu a 30 de Julho de 1934, em Campo Maior, e ao longo da sua vida tornou-se uma referência da agricultura portuguesa. Foi um dos fundadores da Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal.
“Foi com profundo pesar que a Direcção da Anpromis tomou conhecimento do falecimento do Eng.º José Luís Tello Rasquilha”, diz uma nota de pesar da direcção daquela Associação.
E salienta que “importa recordar que o Eng.º José Luís Tello Rasquilha foi um dos fundadores da Anpromis e o seu primeiro presidente, tendo sido um verdadeiro embaixador e um grande entusiasta desta nossa Organização, dando um inestimável contributo para o reconhecimento que a Anpromis granjeou tanto a nível nacional, como internacional”.
O empresário
José Luís da Gama Tello Rasquilha, em 1990, fundou a Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul liderando um grupo de 30 agricultores.
Como empresário, avançou sempre com ideias, projectos e concretizações inovadoras, desde os anos 60, sobretudo em investimentos agropecuários, com destaque para a Sagrepe – Sociedade Alentejana de Agricultura e Pecuária, com sede em Elvas, e a CAIA – Companhia Alentejana de Indústria Alimentar, unidade industrial entre Campo Maior e a fronteira do Retiro.
O agrónomo foi condecorado, em 2013, como comendador da Classe do Mérito Agrícola da Ordem do Mérito Empresarial, distinção que recebeu das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Antes, entre 1963 e 1967, foi presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.
Agricultura e Mar Actual