O Páteo de São Miguel, espaço do antigo Castelo de Évora, é palco do Évora Creative Market, um mercado urbano de produtos de autor, originais e criativos, nas áreas da moda, joalharia, decoração, arte, design, cerâmica, gourmet e outros. Nos dias 14 e 15 de Setembro, é também um ponto de encontro, com concertos, oficinas, gastronomia, animação de rua e street food.
O Évora Creative Market, que em 2018 tem a sua 2.ª edição, é um espaço aberto à divulgação de projectos e produtos inovadores que combinam os processos tradicionais na produção de artefactos com a criatividade e irreverência do universo urbano contemporâneo, num diálogo entre o antigo e o novo, promovendo desta forma pequenos criadores com ideias inovadoras e originais.
‘Uma pausa para património’ promovido pela Fundação Eugénio de Almeida
Este evento inscreve-se no projecto ‘Uma pausa para património’ promovido pela Fundação Eugénio de Almeida, que visa a criação de acções de animação de forma a favorecer a fruição dos espaços urbanos através da sua apropriação pela comunidade e pelos visitantes de Évora.
“Esta dinâmica contribui de forma positiva, para a revitalização dos centros históricos, constituindo um factor estruturante das lógicas de regeneração urbana”, refere fonte institucional da Fundação Eugénio de Almeida.
Acrescenta a mesma fonte que, destas iniciativas, “beneficiam directamente os espaços urbanos onde têm lugar, mas delas resultam também ganhos indirectos para o conjunto de equipamentos culturais e actividades económicas que se articulam no espaço envolvente, razão da importância do carácter regular destas acções no sentido de favorecer a criação de hábitos turísticos, culturais e de sociabilidade em que o património e o seu enquadramento cénico surgem como facilitadores e como pontos de encontro para residentes e visitantes”.
Páteo de São Miguel
Localizado no Centro Histórico de Évora, o Páteo de São Miguel é detentor de uma elevada carga simbólica, um espaço que ao longo dos séculos foi moldado por sucessivas ocupações e serviu de cenário a acontecimentos marcantes da história da cidade e do País.
Nos nossos dias, este conjunto oferece um “enquadramento cénico singular na cidade para a realização de acções de valorização do património ao ar livre e representa, nessa perspectiva, uma oportunidade para cruzar a história da cidade e os seus testemunhos materiais com a vivência quotidiana da comunidade”, consideram os responsáveis pela Fundação.
Évora Creative Market
O Évora Creative Market “concretiza esta relação de forma singular, promovendo novas formulações artísticas e culturais susceptíveis de serem convertidas numa dimensão económica fundamental à sustentabilidade das actividades no seio das quais surgiram e à valorização do conjunto urbano que as enquadra e onde têm lugar”, adianta a organização do evento.
Motivos de interesse para visitar o Évora Creative Market não faltam. A edição de 2018 decorre ao longo de dois dias e oferece um programa cultural e de animação diversificado.
Abertura oficial fica a cargo dos Swing Station
Na sexta-feira, 14 de Setembro, a abertura oficial fica a cargo dos Swing Station, um convite para regressar aos loucos anos 20, cuja revolução nos modos de estar, na moda e na sociabilidade criaram oportunidade infindáveis à criatividade e à inovação… até na dança. Ao final da tarde, a partir das 19h00 haverá lugar para o Jazz, com os Mazarin, para às 21h30 voltarmos à companhia irreverente dos Swing Station.
No sábado há uma Ronda pelo Mercado, ao som de Cante Alentejano.
À noite, às 21h00, actua o Pedro Jóia Trio, um dos mais conceituados projectos da música portuguesa. Com Pedro Jóia na guitarra clássica, Norton Daiello no baixo e João Frade no acordeão: três virtuosos músicos, com percursos marcantes no Fado, no Flamengo e no Jazz.
Contactar com criativos e artistas urbanos
Durante os dois dias, os visitantes têm oportunidade contactar com criativos e artistas urbanos e adquirir os seus produtos, bem como aprender como essas peças únicas e originais se fazem através de diversas oficinas conduzidas pelos próprios autores. Tudo no cenário que é o Páteo de São Miguel.
No Évora Creative Market estão presentes mais de 40 expositores provenientes de todo o País, que apresentam projectos inovadores de arte, design, joalharia, tecelagem, moda, cosmética, mas também de gastronomia com produtos gourmet, sem faltarem os jogos e brinquedos para crianças.
Com o vinho da Adega Cartuxa
O evento conta ainda com uma Praça da Restauração onde se destacam projectos arrojados e criativos a partir do conceito de street food, a acompanhar com o vinho da Adega Cartuxa.
O evento conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Turismo do Alentejo e a Byking.
Programa e toda a informação do Évora Creative Market aqui.
Agricultura e Mar Actual